O secretário-adjunto de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Geraldo Câmara, participou na terça-feira (29) da I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente. Organizada pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), Federação do Comércio, FETAG, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Unitrabalho. Estavam presentes a sociedade civil, o poder público e representantes sindicais.
Câmara respondeu com firmeza às críticas feitas ao governo e à Prefeitura pelo representante da CUT, Cícero Lourenço, que afirmou não haver incentivo ao trabalho no Estado. “Há sim, muito incentivo ao trabalho. Temos uma recente conquista que prova o quanto estamos investindo no trabalho: o Sine – Prefeitura de Maceió oferece vagas e curso de qualificação ao trabalhador. Além de tantos outros investimentos feitos pelo Ministério do Trabalho e o esforço das secretarias estadual e municipal pelas conquistas dos trabalhadores”, frisou. Geraldo agradeceu a oportunidade de estar num espaço tão importante para a sociedade, representando a Prefeitura de Maceió.
O secretário estadual Herbert Motta também expressou seu contentamento pela realização da conferência e parabenizou a organização. “Nosso intuito é levar a visão do Estado e nossas contribuições, enquanto sociedade, para a Conferência Nacional”, concluiu.
Logo após a aprovação do regimento da Conferência Estadual, houve uma palestra da representante da OIT, Andrea Bolzon e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutirem os eixos temáticos da Conferência: Princípios e direitos fundamentais no trabalho; Proteção social; Trabalho e emprego; e Fortalecimento do tripartismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática. Com o término das atividades, foram escolhidos os delegados da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente que acontecerá no próximo ano em Brasília.