O Detran/AL está implementando novos sistemas tecnológicos para a emissão de documentos, registro e emplacamento de veículos. Alguns desses sistemas já estão parcialmente implantados, e os demais entram em operação a curto prazo.
As novas tecnologias permitirão um controle ainda mais rigoroso de todas essas etapas, impedindo fraudes e dando maior segurança ao usuário e ao próprio Detran.
Entre as novas tecnologias está o sistema para controle na confecção e impressão de cédulas de CRLV (documento de porte obrigatório do veículo) e CRV (documento de compra e venda), e o novo sistema de controle de lacres das placas.
A cancela do diretor-presidente do Detran/AL, que é colocada em cada um desses documentos, passa a ter uma codificação de segurança, o que impede a falsificação.
E a partir de janeiro de 2012, entra em operação o novo sistema de cruzamento de informações com cartórios, implantado em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL).
Essas ferramentas de controle e segurança foram desenvolvidas pelo Detran/AL nos últimos seis meses e estão sendo implantadas à medida em que são aprovadas em testes internos.