A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, no bairro do Trapiche, realizou, na última sexta-feira, a culminância dos projetos “Mundo mágico dos contos” e “Invenções, desafios e descobertas”. Na atividade, que contou com a participação das diretoras, professores, coordenadores e pais de alunos, as crianças fizeram apresentações musicais, e a encenação das histórias Branca de Neve e os Sete Anões e Chapeuzinho Vermelho.
Durante todo o ano letivo, os alunos do primeiro período da escola puderam conhecer e vivenciar o mundo mágico dos contos. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Betânia Soares, explicou que os professores conseguiram, com esse projeto, trabalhar diversos personagens e histórias e, a partir deles, trabalhar os conflitos do dia a dia dos alunos.
"Os assuntos abordados nos contos de fadas, muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte da nossa vida, o amor, sentimentos de perdas e angústia. O conto de fadas conseguiu, além de divertir e promover a interação dos alunos, mexer com o emocional das crianças da escola. Os conflitos puderam ser trabalhados, através dos personagens", afirma Betânia Soares.
"O projeto sobre conto de fadas despertou a atenção dos alunos. Eles ficaram mais participativos e atentos às aulas. Também conseguiu aproximar alunos e professores”, enfatiza a diretora da escola, Andréa Tenório, observando que, a partir do lado lúdico de cada história, as crianças começaram a vivenciar uma nova possibilidade, diferente da sua realidade sofrida e carente.
Já com os alunos do segundo período, foi desenvolvido o projeto "Invenções, desafios e descobertas", que teve como principal objetivo mostrar para os alunos as invenções que ajudaram a desenvolver a humanidade. "O projeto ajudou os alunos a perceberem que as invenções são produtos da criatividade humana, e que graças a elas, hoje temos televisão, telefone, computadores e outros", afirma Betânia Soares.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia atende atualmente a 168 alunos da educação infantil. Além desses dois projetos, também foram trabalhados durante ano letivo de 2011 assuntos relacionados à saúde pública - como dengue - e datas comemorativas, temas que auxiliaram as crianças desenvolverem suas habilidades e conhecerem o mundo.