A Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) lança, nesta quinta-feira (1º), o Projeto Viva Jovem, às 14h, no Ginásio CDR, do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). O Projeto é uma iniciativa da Superintendência de Articulação da Juventude e tem como objetivo valorizar e incentivar o protagonismo juvenil, por meio da formação e qualificação de lideranças estudantis e representantes de turma.

 

Nesta quinta, na inauguração do projeto, serão diplomados estudantes representantes de turma e será apresentada a portaria que oficializa a função de representante de turma. Devem participar da abertura do Viva Jovem cerca de 700 estudantes de 20 escolas da rede estadual de ensino em Maceió, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

 

O secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, avalia que o Viva Jovem é um projeto de suma importância para a juventude alagoana, pois entre outras finalidades, incentiva a participação do estudante nas tomadas de decisões, no convívio escolar e possibilita visão de futuro.

 

“É um projeto que visa à formação do jovem e o coloca em papel de destaque na vida escolar, dando a ele condições de melhorar sua formação. É um projeto da Seas com o aval entusiasta do governador Teotonio Vilela Filho, que entende a importância da educação do jovem para o crescimento deste Estado”, destaca.

 

O Projeto

 

O projeto inclui oficinas temáticas direcionadas a representantes de turma e incentivo a atividades propostas pelos próprios estudantes em ambiente escolar. Desde o mês de agosto, a superintendência da Juventude, articulando o projeto, já visitou 45 escolas da rede pública em Maceió, reunindo coordenadores e diretores, representantes de turma e promovendo pequenas oficinas sobre formação de lideranças estudantis.

 

De acordo com o superintendente de articulação da Juventude, Jamisson Rodrigues, o Viva Jovem é uma iniciativa inédita em Alagoas, que prioriza o fortalecimento e a valorização do “aluno líder” em ambiente escolar. “Não temos conhecimento de nenhum outro Estado com essa iniciativa. Alagoas dá uma passo importante da área de educação e formação do jovem da escola pública, que enfrente dificuldades históricas para desenvolver e propor ações de protagonismo estudantil”, observa.