Aproveitando a presença de pesquisadores e profissionais de todo país, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), realizou apresentação no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, nesta quarta-feira (30), do funcionamento de seu Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico. Um instrumento de informação que funciona em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Defesa Civil Estadual.

O meteorologista da Defesa Civil Estadual, cedido à SEMARH, Adriano Nascimento realizou a apresentação para profissionais e pesquisadores de todo país, realizando um breve histórico das inundações ocorridas em Alagoas e apresentou o atual sistema de monitoramento, com as Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) já em funcionamento e também as projeções de outras estações a serem instaladas, como são os casos dos rios Coruripe e Ipanema.

“Temos uma equipe multidisciplinar, com meteorologistas, engenheiros, analistas de sistema, jornalista, hidrólogos, que possuem um trabalho aqui em Alagoas que é referência em todo Brasil. E isso só foi possível graças a Cooperação que a Sala de Alerta tem entre SEMARH, ANA e Defesa Civil, além do apoio de algumas prefeituras e das Coordenadorias de Defesa Civil Municipal”- ressaltou o meteorologista Augusto Nascimento.

Além da apresentação durante o Simpósio organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso até esta quinta-feira (1), a SEMARH organizou um estande com uma PCD instalada para simular o funcionamento do monitoramento. A estação instalada no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos está conectada ao site da ANA e pode ser acessada pelo link www.ana.gov.br/telemetria.

Mais informações sobre o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos podem ser obtidas no site www.acquacon.com.br/xixsbrh. Mais informações sobre a Sala de Alerta podem ser obtidas no site www.semarh.al.gov.br ou pelo perfil no Twitter @semarh_al.