A Câmara Municipal de Maceió, sob iniciativa do vereador Marcelo Gouveia (PRB), realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a sexta edição do Parlamento na Praça, no Conjunto Denisson Menezes, localizado na parte alta da cidade. A sessão itinerante contou com a presença dos vereadores por São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB) e do presidente da Câmara de Vereadores da referida cidade, Police Neto (PSDB), além do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) e lideranças comunitárias da região.

Iniciando o evento, o Legislativo municipal realizou uma sessão solene para homenagear os vereadores paulistas, com a Comenda Mário Guimarães, outorgada por Marcelo Malta (PcdoB) a Netinho de Paula, e com o Título de Cidadão Honorário de Maceió, outorgado pelo presidente da Casa de Mário Guimarães, Galba Novaes (PRB), a Police Neto.

“Netinho de Paula é uma figura singular. Nasceu em um dos bairros mais populares e desprovidos de políticas públicas de São Paulo e mesmo com todas as dificuldades que encontrou na vida não se eximiu de suas responsabilidades sociais e, assim que teve uma oportunidade, iniciou um trabalho social para atender às comunidades mais carentes. Hoje ele é o vereador mais votado da sua coligação e o terceiro mais votado do estado” – contou Marcelo, justificando sua iniciativa em homenagear o parlamentar.

Em agradecimento à homenagem, o vereador Netinho de Paula utilizou a tribuna fazendo um breve histórico de sua vida. “Ao longo desses quarenta e um anos de vida tive momentos muito difíceis e o que me levou a seguir adiante foi o sonho de uma vida melhor. Após uma batalha árdua, tenho conseguido vencer e são momentos como este que me motivam a seguir nesta luta que não é fácil. Hoje me sinto lisonjeado em poder, daqui pra frente, não apenas falar em nome da cidade de São Paulo, mas também de Maceió” – contou Netinho de Paula.

Em seguida, o presidente da Câmara de Maceió, Galba Novaes, utilizou a tribuna para agradecer os esforços de Police Neto em estreitar os laços entre os dois Poderes Legislativos. “Quando fui a São Paulo, com o intuito de fechar o convênio entre as duas Câmaras, pensei que seria muita ousadia a segunda menor capital do país interagir com o coração industrial do Brasil. Contrariando minhas expectativas, ao chegar naquela capital, fui muito bem recebido e tive todo o apoio necessário que precisava, graças a Police Neto” – relembrou Novaes, entregando-lhe a homenagem.

Ao fazer uso da palavra, o mais novo cidadão maceioense agradeceu a honraria. “Sou grato a esta Casa pela homenagem que recebo hoje, e digo que, a partir de agora, Maceió terá mais dois vereadores: eu e Netinho de Paula. Saibam que onde estivermos, estaremos levando também o nome desta linda cidade”, disse Police.

O presidente da Câmara de São Paulo, também mencionou o convênio de cooperação técnica entre as duas cidades e elogiou a criação do Parlamento na Praça. “Meu intuito em fechar essa parceria entre as duas Câmaras sempre foi compartilhar experiências e acabar com a presunção de sabedoria que os sulistas sempre tiveram quando se trata de nordestinos. São Paulo só é a terra do trabalho porque reúne lá povos de todo o Brasil. Quero também elogiar este evento, pois este é o melhor parlamento que qualquer povo pode ter. A Câmara de Maceió está de parabéns por sair de um espaço seguro para levar o parlamento para um lugar mais seguro ainda: os braços do povo” – ressaltou Police.

 

Participação Social

 

Ao término da sessão solene, a Câmara de Maceió abriu os microfones para que a comunidade local pudesse fazer suas reivindicações. O líder do Centro da Juventude do Conjunto Denisson Menezes, Adriano Francisco, foi o primeiro morador a fazer uso da palavra. “Nosso conjunto não tem estrutura alguma para oferecer uma vida de qualidade aos seus moradores. Esta praça só foi pintada e os refletores só foram colocados por conta deste evento. Agora nós temos tudo isso, mas depois que vocês forem embora voltaremos a enfrentar os tiroteios e a vivermos isolados da cidade, sem nem condições de nos locomover, devido à precariedade de acesso. Esta população tem sido marginalizada há mais de dez anos” - frisou Adriano.

Em resposta ao protesto da população, o vereador propositor da sessão itinerante, Marcelo Gouveia, informou que a prefeitura se comprometeu em calçar a Avenida Gama Lins. “Nosso prefeito, ao participar do evento, pôde ver a realidade deste povo e ouvir as reivindicações da comunidade, se comprometendo em calçar a principal avenida que dá acesso ao Conjunto, já no primeiro bimestre do ano que vem. Veja a importância de trazer o parlamento para perto da sociedade: nós vemos de perto todas as necessidades e lutamos junto com vocês” – contou Gouveia, informando que, ao final da sessão, a Câmara iria entregar ao prefeito de Maceió a lista de reivindicações da comunidade, realizando um acompanhamento efetivo dos casos protestados.

Em apoio à colocação do vereador Marcelo Gouveia, o presidente da Casa de Mário Guimarães também utilizou a tribuna para falar sobre o evento. “Estamos aqui fazendo uma prestação de contas com a sociedade e, para isto, muitas vezes até fazemos o que não nos compete. Nós estamos no estado que detém o pior índice de analfabetismo e o mais violento do país e quando propomos tratar de segurança pública, somos criticados. Mas não tem problema, continuaremos ousando, pois, se não fosse a ousadia, esta Casa não teria uma ouvidoria e uma corregedoria. Não fosse a ousadia e a determinação deste Poder Legislativo, a Câmara de Maceió não tinha um calendário de pagamento e não ia ao encontro da população, como agora, e é por conta desta ousadia, que a Casa de Mário Guimarães irá aprovar, até o final do ano, a jornada integral de ensino” – finalizou Novaes.

Como é de praxe, também nesta edição do Parlamento na Praça a população foi beneficiada com os serviços de retirada de carteira de identidade, de trabalho, exames de glicemia, prevenção do glaucoma e catarata, além de serviços de beleza, como cortes e escovas gratuitos.