Em solenidade realizada nesta terça-feira (29), na Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, foi lançado oficialmente o Mapeamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Maceió. O ato contou com as presenças de diversos segmentos representativos da luta em defesa da mulher, sociedade civil, representantes do Ministério Público e do Poder Legislativo, e secretários do município, entre eles o secretário de Governo, Carlos Lima, que representou o prefeito Cícero Almeida.

A iniciativa foi construída num trabalho de parceria que envolveu a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e o Conselho Municipal da Condição Feminina. O documento tem o objetivo de se tornar um instrumento de informação para as mulheres, onde elas poderão localizar instituições e órgãos de apoio no enfretamento da violência.

Na oportunidade, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Eulina Ferreira, destacou a importante parceria com a Semas para a conclusão desse trabalho. “Essa ação assegura maior fortalecimento no processo de implantação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres”, disse ela.

O evento foi prestigiado por lideranças comunitárias e mulheres de várias regiões de Maceió. O secretário da Semas, Francisco Araújo, reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió em desenvolver políticas públicas para beneficiar toda a população. “Esse momento é um marco para todos os que integram a rede de assistência social de Maceió”, disse ele.

Atualmente, a Prefeitura disponibliza, por meio da Semas, os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) que acompanham pessoas vítimas de violência, e a Casa de Apoio Viva Vida, que acolhe mulheres vítimas de violência. O trabalho desenvolvimento pela Semas vem sendo reconhecido em todas as esferas da sociedade.

O Mapeamento lançado ontem cita dezenas de outras entidades que integram essa rede de apoio e proteção, com os respectivos serviços, localização e telefones de contato.