Representantes de Grupos do Programa de Redução da Pobreza - Alagoas Cidadã - se reuniram no II Encontro Municipal dos Grupos, que teve em sua programação a apresentação do que é a Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). Outro tema do encontro foi a participação dos grupos em feiras municipais e regionais, com o intuito de exporem seus produtos, possibilitando uma maior divulgação e alternativas para a comercialização.
A gerente de Inclusão Produtiva da Casa do Trabalhador Autônomo, Michelle Larissa, falou sobre a parceria com a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas e a Visão Mundial no sentido de reforçar as capacitações dos participantes dos grupos no programa, que vem trabalhando a educação financeira e o empreendedorismo por meio de capacitações que visam a inclusão socioeconômica da população de baixa renda.
Segundo Michelle, a Casa do Trabalhador já vem realizando capacitações em diversas áreas, e está preparada para atender a comunidade no que diz respeito ao aprimoramento de suas capacidades, na orientação e organização de demandas com foco na inserção do mercado de trabalho. “Com relação ao Programa Alagoas Cidadã, a parceria é importante para reforçar essas capacitações que já estão sendo feitas nas comunidades, e mostrar aos participantes dos grupos e lideranças comunitárias como a Casa do Trabalhador pode ajudar na intermediação de prestação de serviços junto à sociedade”.
Para isso, a gerente informou que é preciso que o trabalhador autônomo faça o seu cadastro como prestador se serviços, e até se identificando em projetos maiores como o associativismo, além do interesse pela formalização como empreendedor individual, com possibilidade de ter acesso ao crédito produtivo, a exemplo do crédito ofertado pela Desenvolve, que é parceria da Casa do Trabalhador Autônomo. Segundo ela, trata-se de uma união de esforços do Estado junto com a iniciativa privada e que se converte em oportunidades para a população.
Comercialização
Durante o encontro, foi feita a apresentação de um vídeo mostrando as atividades dos participantes dos grupos do Alagoas Cidadã em Maceió e no interior do Estado, com o objetivo de criar alternativas para a comercialização desses produtos. São atividades como o artesanato, corte e costura, alimentos, entre outras de iniciativa dos participantes dos grupo que demonstram perfil para o empreendedorismo, possibilitando renda e o dinamismo nas comunidades.
A coordenadora de Projetos da Desenvolve, Cecília Bonilla, explicou que as feiras serão organizadas por áreas onde os grupos estão inseridos, tanto na capital como no interior, além da participação em feiras maiores como a da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que será realizada em janeiro próximo.
“Para isso, os coordenadores da Visão Mundial, parceiro da Desenvolve no Alagoas Cidadã, iniciou um levantamento sobre o que vem sendo produzido pelos participantes dos grupos, inclusive os que já possuem seus pequenos negócios, e assim estaremos trabalhando com novas possibilidades de comercialização para os produtos gerados pelos participantes desses grupos”, destacou Cecília.
A analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, informou que também estão sendo feitas articulações junto à Secretaria de Economia Solidária e o Fórum da Economia Solidária, no sentido de somar esforços para viabilizar a comercialização dos produtos dos Grupos do Alagoas Cidadã. Segundo Patrícia, o assunto deverá ser tratado na próxima reunião do Fórum da Economia Solidário, marcado para o dia 14 de dezembro.
Programa
O Alagoas Cidadã é um programa que visa reduzir os índices de pobreza no Estado de Alagoas, através da inclusão socioeconômica da população de baixa renda. O programa auxilia na organização dos indivíduos em grupo e facilita o acesso à educação financeira, empreendedorismo, independência e desenvolvimento transformador. “A metodologia do programa, junto com os parceiros, dá as condições para essa transformação, mas cada um deve fazer o esforço para pescar o seu peixe”, destaca a coordenadora de projetos da Desenvolve, Cecília Bonilla.

Maceió