A Eletrobras Distribuição Alagoas concluiu, no último sábado (26), o curso de Capacitação para Lideranças Comunitárias. Fruto de uma parceria realizada entre o Processo Local de Sustentabilidade da Eletrobras Distribuição Alagoas e a Famecal (Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas), o Projeto capacitou os líderes comunitários para a representação popular no exercício ativo da cidadania.
No encerramento, foram ministradas as palestras “Comunicação e Liderança: Como Falar Bem para Liderar Melhor”, com Fábio Lima do Instituto Carlos Conce, e “Eu Faço a Diferença”, com a psicóloga Janet Lobo, chefe de Recursos Humanos do Maceió Shopping. Na primeira etapa do encontro, o instrutor revelou estratégias e dicas que fazem do ‘bem falar’ uma peça fundamental para exercer a liderança. “É importante refletir sobre noções e técnicas da Comunicação, Oratória, Liderança e Marketing Pessoal para o desenvolvimento profissional do comunicador”, avalia Lima. Já para Janet Lobo, a sua contribuição mantém uma base matemática. “Olha que interessante esta matemática: nós viemos para cá somar conhecimentos, para subtrair problemas; depois dividir com as nossas comunidades; e, enfim, multiplicar as possibilidades”, explica a psicóloga.
Foram nove capacitações ao longo de 2011, que abordaram vários temas. O ponto alto do encerramento foi a entrega do certificado a Manoel Antonio dos Santos, 86 anos, da Associação de Amigos e Moradores de Chã de Jaqueira, que falou sobre a importância da capacitação: “esses encontros mensais mostram a preocupação da Eletrobras em, além de levar energia para a casa das pessoas, também levar a luz do conhecimento para os líderes comunitários”.
A Líder do Processo Local de Sustentabilidade, Ylmara Torres, falou sobre a satisfação de participar deste processo de inclusão, por meio de ações de Responsabilidade Social, capacitando cidadãos para contribuir com a sociedade e serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Já para a assistente da Presidência, Mariléa Campos, o curso mudou a vida não só dos Líderes Comunitários, como também, de todos aqueles que participaram direta ou indiretamente da capacitação. “Eu aposto que ninguém aqui é o mesmo do começo do curso. A resposta do sucesso de nossa capacitação é representada por não ter havido evasão”, considera.
O Diretor de Operação em Alagoas, Vladimir de Abreu, destaca que este projeto é apenas um dos destaques desta nova fase da distribuidora. “Eu tenho 29 anos de casa, já passei pelas seis distribuidoras, e posso reconhecer que estamos diante de um projeto fabuloso. E ele, certamente, representa esta nova fase que estamos começando, um novo desafio. Aqui aprendemos que cada um precisa fazer a sua parte e a minha, na prestação de um serviço elétrico de qualidade, será executada com o máximo zelo e eficiência”, conclui.