Começou neste domingo (27) o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece até a próxima quinta-feira (1) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A solenidade de abertura contou a presença do Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, com o diretor presidente das Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo, e diversas autoridades de órgãos e empresas de todo Brasil.

A solenidade de abertura do simpósio foi marcada por discursos preocupados com o futuro dos recursos hídricos no Brasil e no mundo e por um forte apelo à cultura alagoana, desde a execução do hino nacional por Eliezer Setton até o encerramento da cerimônia com a apresentação de vários folguedos alagoanos para os congressistas, totalizando aproximadamente 1.500 pessoas presentes.

O Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, lembrou durante solenidade seu trajeto no Senado e sua luta em favor da preservação das águas, e falou da honra de receber o XIX Simpósio em Alagoas. ‘O tema água me apaixona. Em 1987, quando ainda era senador, eu presidi a Comissão da Seca e com outros colegas percorremos 20 mil quilômetros de caatinga e fiquei chocado quando assisti uma cena de uma criança disputando com animais uma poça barrenta de água.

O Governador citou ainda Carlos Drummond de Andrade durante seu discurso para lembrar da importância do tema água. “Aprimorar, debater, protegendo a água, isso tem uma dimensão sagrada. Cuidar da água é cuidar da nossa economia, é cuidar da nossa gente, é cuidar das nossas crianças. Aqui em Alagoas, 60% das causas da mortalidade infantil se devem a problemas relacionados à água. Cuidar da água é uma coisa vital”.

O Governo de Alagoas participa do Simpósio como patrocinador por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Companhia de Saneamento Alagoas (CASAL). O evento contou ainda com a participação do diretor presidente da Casal, Álvaro Menezes, o diretor presidente de do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, e do secretário de Estado Ivã Vilela.

“Como alagoano, a expectativa é de que possamos discutir tudo relacionado às águas, ao Canal do Sertão, ao Rio São Francisco, a situação das bacias hidrográficas e a SEMARH montou um estande para que possamos mostrar nossos produtos e tirar as dúvidas dos visitantes. Projetos esses que os méritos são também das antigas gestões dos secretários Alex Gama e Ana Catarina Azevedo” - falou o secretário Ivã Vilela durante o evento.

Ingrid Muller, presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), entidade norganizadora do evento, lembrou da necessidade de se pensar na sustentabilidade também do uso da água. “Grandes transformações em escala mundial aliadas a outros fatores como aumento da população humana e da degradação da qualidade, tornam cada vez mais complexa a gestão sustentável da água, que necessita cada vez mais de conhecimentos específicos e da articulação forte entre as diferentes áreas do conhecimento”.

O XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos acontece até quinta-feira (1), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A programação completa poder ser acessada pelo site http://www.acquacon.com.br/xixsbrh/.