As lojas on-line anunciaram um forte começo para a temporada de compras de fim de ano nos Estados Unidos. A empresa de pesquisas comScore relata que os gastos em comércio virtual cresceram 26% durante a Black Friday, dia depois da Ação de Graças nos Estados Unidos, em que as empresas norte-americanas fazem grandes promoções.

Foram US$ 816 milhões em vendas on-line durante a última sexta-feira (25), número superior aos US$ 648 observados há um ano atrás, segundo a consultoria.

O crescimento de 26% pode ser comparado a um aumento de 7% das vendas no varejo anunciado pelo ShopperTrak, que reúne dados de lojas individuais e shoppings. Com um total de US$ 11,4 bilhões, as vendas nas lojas físicas ainda superam as on-line.

Gian Fulgoni, presidente da comScore, disse em uma declaração que o comércio eletrônico teve um dia importante, apesar da previsão de que a abertura mais cedo das lojas afetaria as vendas on-line.

“É claro que as promoções pesadas tiveram um impacto positivo nos dois canais de venda”, afirmou Fulgoni.

O Dia de Ação de Graças também é grande para as vendas on-line e a comScore anunciou um crescimento de 18% nas vendas de 2011, em comparação ao ano anterior.

A comScore informa que 50 milhões de norte-americanos visitaram sites de venda durante a “Black Friday”, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O endereço mais visitado foi o da Amazon.com, seguido por Walmart, Best Buy, Target e Apple.