Senac Alagoas recebe troféu amigo do Hemoal

26/11/2011 05:40 - Maceió
Por Redação

O Senac Alagoas recebeu nesta sexta-feira (25.11) às 16 horas, o troféu Amigo do Hemoal, um reconhecimento do governo do estado ao apoio e parceria da escola profissionalizante na captação de doadores de sangue. A entrega foi feita na sede do hemocentro, pelo secretário de Saúde, Alexandre Toledo, à diretora técnica Cícera Paiva, que representou a diretora regional Telma Ribeiro. Além do Senac, várias empresas e entidades foram homenageadas no evento, que comemorou também o Dia do Doador de Sangue.

A diretora Cícera Paiva afirmou que a premiação é um “reconhecimento ao comprometimento e responsabilidade social do Senac, que além de contribuir para a formação profissionalizante de milhares de alagoanos atua com inclusão social e em parceria com instituições como o Hemoal, cuja missão de salvar vidas deve ser apoiada por todos. Nossa escola continua de portas abertas para que esta parceria seja mantida”, ressaltou.

A assessora técnica da área de Saúde, Eliene Sarafim, disse que a parceria do Senac com o Hemoal resultou em ações de incentivo à doação e conscientização do público que circula no Senac. “Desde o ano de 2009 mantemos essa parceria com o Hemoal instalando um posto de coleta de sangue que mobiliza alunos do curso Técnico em Análises Clínicas e outros estudantes, além de colaboradores e a população em geral, e conseguimos coletar 150 bolsas de sangue a cada ação”, destacou Eliene. A diretora do Hemoal, Verônica Lima, agradeceu a parceria do Senac. “Ela é fundamental na conscientização das pessoas para a importância da doação e também para que o Hemocentro consiga manter o estoque do banco de sangue”, assegurou.

Só 0,5% da população mundial doa sangue. Em Alagoas, o percentual também é pequeno: 1,48%. A falta de esclarecimento da população para a importância da doação é um dos maiores entraves para manter em níveis favoráveis o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas. Podem doar sangue, pessoas que tenham entre 18 a 60 anos de idade, pesem mais de 50 quilos e gozem de boa saúde. Não é preciso estar em jejum mas é necessário apresentar o RG ou outro documento com foto. As mulheres podem fazer até 3 doações por ano, e os homens, 4. Para doar no próprio Hemoal, basta comparecer à Rua Jorge de Lima, 58, no bairro do Trapiche. O hemocentro fica ao lado do Hospital Geral do Estado. Mais informações pelo telefone 3315-2106.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..