A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio da Diretoria de Sinalização (Disin), já começou a modernização do parque semafórico de Maceió. Além da sistemática manutenção de todos os semáforos, nesta primeira etapa, estão sendo implantadas lâmpadas LED na sinalização semafórica do Centro da cidade. Além disso, a SMTT continua o processo de revitalização da sinalização horizontal, que compreende: faixas de pedestres, linhas de divisão de fluxos opostos, linha simples contínua, linha dupla contínua, linha de bordo e linha de retenção.

Foram adquiridos 75 grupos de semáforos com lâmpadas LED, significando maior durabilidade, visibilidade e uma economia substancial da potência elétrica instalada e do consumo de eletricidade, segundo informou Djalma Rios, diretor de sinalização da SMTT. “Estamos trabalhando para que neste período de verão tenhamos feito toda a implantação do que havíamos planejado”, afirmou Djalma Rios.

Num primeiro momento foram contemplados, com Led’s, os seguintes semáforos, que formam o anel viário do Centro: Praça dos Martírios; Praça Deodoro; Praça Monte Pio; Praça dos Palmares; Avenida da Paz (Lojas Americanas e Clube Fênix); Praça Sinimbú; Ladeira da Catedral, além do semáforo localizado na entrada do Porto de Maceió.

De acordo com o diretor de sinalização, a SMTT irá substituir gradativamente os equipamentos semafóricos até meados do próximo semestre, solucionando definitivamente grande parte dos problemas. Além disso, encontra-se em seu tramite normal – e será concluído em breve – o processo de licitação para contratação de uma empresa especializada em manutenção corretiva e preventiva, com fornecimento de equipamentos para que todo o parque semafórico de Maceió funcione de forma satisfatória e eficaz.

“É importante que a população também comunique à SMTT os problemas que acontecem nos semáforos, para que possamos solucionar o mais rápido possível”, afirmou Djalma Rios. A comunicação pode ser feita pelo site da SMTT (www.smtt.maceio.al.gov.br) preenchendo o formulário do CIAC, que se encontra na página principal do site, ou, se preferir, pelos telefones: 3315 3593 e 3315 3588.