Renan pede no Senado a construção de sondas pelo estaleiro de Coruripe

25/11/2011 16:32 - Política
Por Redação
Image

O senador Renan Calheiros ocupou a Tribuna do Senado, esta sexta-feira, para pedir pressa ao governo federal, junto à Petrobras, no atendimento da construção de sondas pelo Estaleiro Eisa, que é tudo que falta para o início das obras, em Coruripe. “Isso é fundamental para que a empresa (Grupo Synergy), o empresário (German Efromovich, dono do grupo), possa dar as garantias que o financiamento exige”, defendeu.

Renan lembrou que esse assunto já foi tratado com a presidente Dilma e em outras reuniões com setores do governo. “Esperamos, portanto, que a evolução do pleito seja efetivamente atendida. Alagoas precisa muito desse investimento, que apesar de ser privado, é fundamental para o desenvolvimento do Estado, para a geração de renda que, sem dúvida, vai melhorar a vida dos alagoanos”, disse o líder do PMDB.

O senador lembrou que dez estaleiros serão construídos no Brasil nesses próximos meses, no rastro do pré-sal. Cinco deles, segundo disse, já tiveram as obras iniciadas. “É necessário, também, que nesse esforço nacional tenhamos o estaleiro de Alagoas”, reforçou, reafirmando que, “como já disse em outras oportunidades, vou continuar fazendo tudo para que possamos concretizar essa obra fundamental para o Estado”.

Renan enfatizou os esforços que vêm sendo empreendidos em favor da construção do estaleiro. Revelou que tem conversado com o governador Teotonio Vilela Filho, pessoalmente e por telefone, sobre o assunto. Além da presidente Dilma, recordou que o assunto foi conversado com o ex-presidente Lula, quando ele esteve em Brasília para tratar da reforma política, há alguns meses, e com a diretoria da Petrobrás.

“A licença ambiental da obra foi encaminhada depois da reunião de toda a bancada federal com o governador do Estado e a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira. O cancelamento da autorização de crédito, que havia sido concedida ao estaleiro pelo Fundo da Marinha Mercante, pode ser renovado sem problemas. O que falta, efetivamente, é a garantia da construção de sondas”, concluiu o senador.

Marinha

Na quarta-feira à noite, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante aprovou o projeto do estaleiro Eisa Alagoas como prioritário para o financiamento por parte de instituições financeiras e deu o aval que o empreendimento necessitava para solicitar a verba (cerca de R$ 1,5 bilhão) para seu início. A partir de agora, o Grupo Synergy têm 450 dias para solicitar financiamento ao BNDES ou a outras instituições bancárias.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..