Marinha Mercante dará prioridade a financiamento para estaleiro

25/11/2011 12:59 - Maceió
Por Redação
Image

O governador Teotonio Vilela comemorou nesta sexta-feira (25) a renovação, pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, da prioridade de financiamento para o estaleiro Eisa Alagoas. A decisão, tomada na última quinta-feira (24), reabilita o Grupo Synergy a captar crédito junto às instituições financeiras para viabilizar o empreendimento.

O governador participou, no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega do navio Celso Furtado, construído pelo estaleiro Mauá, de propriedade do empresário German Efromovich.

Segundo o governador, o Fundo da Marinha Mercante não apenas aprovou a renovação da autorização para o financiamento, como elogiou o projeto para a construção do estaleiro Eisa Alagoas. Os agentes financeiros para execução do projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, devem ser o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste.

“Não havia dúvida de que a autorização seria renovada”, enfatizou o governador, lembrando que a autorização tinha sido concedida há dois anos e que havia sido suspensa porque o prazo para captação dos recursos expirou. “O estaleiro Eisa é um empreendimento importante para o desenvolvimento do Estado, desde a capacitação profissional à geração de emprego e renda e a competitividade saudável do mercado”, salientou.

Em seu discurso na cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, que contou com a presença da presidenta Dilma, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparaçaõ Naval, Ariovaldo Rocha, parabenizou o governador Teotonio Vilela pela vitória do Eisa Alagoas junto à Marinha Mercante. “Parabéns, governador Teotonio Vilela, por mais essa etapa vencida na consolidação do estaleiro Eisa em Alagoas”, afirmou o industrial.

Reunião

Acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, do presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, e do senador Benedito de Lira, o governador Teotonio Vilela e o empresário German Efromovich se reuniram com diretores da Petrobras. “Defendemos a participação do Eisa Alagoas nos processos de licitação da empresa”, disse o governador. “Estamos mais confiantes ainda na possibilidade do Eisa Alagoas participar dessas licitações”, reforçou.

O navio Celso Furtado, entregue nesta sexta à Transpetro, subsidiária do setor de logística da Petrobras, é um dos 49 previstos no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), criado pela estatal para impulsionar a indústria naval brasileira. É um navio-tanque com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, como gasolina e óleo diesel.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reafirmou que a renovação da prioridade de financiamento concedida pelo Fundo de Marinha Mercante é mais uma vitória do Governo de Alagoas para a instalação do estaleiro Eisa no Estado.

“Durante a cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o empresário German Efromovich voltou a destacar a importância da implantação do estaleiro em Alagoas. Ele também reforçou, junto à presidenta, a necessidade de encomendas, por parte da Petrobras, que viabilizem o projeto”, disse o secretário.

O empresário German Efromovich reafirmou nesta sexta-feira (25), durante a solenidade de lançamento do navio Celso Furtado, que o estaleiro será instalado em Alagoas. “O estaleiro será um dos principais polos de crescimento econômico de Alagoas, gerando atração de novos investimentos, mais postos de trabalho, emprego e renda para a região”.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou ainda que a indústria naval deverá manter o crescimento no Brasil e que o Estado de Alagoas será parte fundamental desta trajetória. “Foi um dia muito feliz para o Brasil e para Alagoas. O primeiro navio do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] foi lançado ao mar e a luta para implantação do Eisa em nosso Estado deu mais um passo significativo para sua concretização”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..