O governador Teotonio Vilela comemorou nesta sexta-feira (25) a renovação, pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, da prioridade de financiamento para o estaleiro Eisa Alagoas. A decisão, tomada na última quinta-feira (24), reabilita o Grupo Synergy a captar crédito junto às instituições financeiras para viabilizar o empreendimento.

O governador participou, no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega do navio Celso Furtado, construído pelo estaleiro Mauá, de propriedade do empresário German Efromovich.

Segundo o governador, o Fundo da Marinha Mercante não apenas aprovou a renovação da autorização para o financiamento, como elogiou o projeto para a construção do estaleiro Eisa Alagoas. Os agentes financeiros para execução do projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, devem ser o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste.

“Não havia dúvida de que a autorização seria renovada”, enfatizou o governador, lembrando que a autorização tinha sido concedida há dois anos e que havia sido suspensa porque o prazo para captação dos recursos expirou. “O estaleiro Eisa é um empreendimento importante para o desenvolvimento do Estado, desde a capacitação profissional à geração de emprego e renda e a competitividade saudável do mercado”, salientou.

Em seu discurso na cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, que contou com a presença da presidenta Dilma, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparaçaõ Naval, Ariovaldo Rocha, parabenizou o governador Teotonio Vilela pela vitória do Eisa Alagoas junto à Marinha Mercante. “Parabéns, governador Teotonio Vilela, por mais essa etapa vencida na consolidação do estaleiro Eisa em Alagoas”, afirmou o industrial.

Reunião

Acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, do presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, e do senador Benedito de Lira, o governador Teotonio Vilela e o empresário German Efromovich se reuniram com diretores da Petrobras. “Defendemos a participação do Eisa Alagoas nos processos de licitação da empresa”, disse o governador. “Estamos mais confiantes ainda na possibilidade do Eisa Alagoas participar dessas licitações”, reforçou.

O navio Celso Furtado, entregue nesta sexta à Transpetro, subsidiária do setor de logística da Petrobras, é um dos 49 previstos no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), criado pela estatal para impulsionar a indústria naval brasileira. É um navio-tanque com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, como gasolina e óleo diesel.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reafirmou que a renovação da prioridade de financiamento concedida pelo Fundo de Marinha Mercante é mais uma vitória do Governo de Alagoas para a instalação do estaleiro Eisa no Estado.

“Durante a cerimônia de entrega do navio Celso Furtado, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o empresário German Efromovich voltou a destacar a importância da implantação do estaleiro em Alagoas. Ele também reforçou, junto à presidenta, a necessidade de encomendas, por parte da Petrobras, que viabilizem o projeto”, disse o secretário.

O empresário German Efromovich reafirmou nesta sexta-feira (25), durante a solenidade de lançamento do navio Celso Furtado, que o estaleiro será instalado em Alagoas. “O estaleiro será um dos principais polos de crescimento econômico de Alagoas, gerando atração de novos investimentos, mais postos de trabalho, emprego e renda para a região”.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou ainda que a indústria naval deverá manter o crescimento no Brasil e que o Estado de Alagoas será parte fundamental desta trajetória. “Foi um dia muito feliz para o Brasil e para Alagoas. O primeiro navio do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] foi lançado ao mar e a luta para implantação do Eisa em nosso Estado deu mais um passo significativo para sua concretização”, afirmou.