O Aplauso, da Educativa FM (107,7 MHz), presta neste domingo (26), das 10 ao meio-dia, uma homenagem especial ao cantor, compositor e ator Adoniran Barbosa, que mesmo depois de quase 30 anos de sua morte continua sendo referenciado como grande referencial do samba paulistano. Nesta edição, o programa relembra a trajetória artística do autor de “Trem das Onze”, destacando algumas de suas composições e momentos importantes de sua carreira.

Considerado o Mestre do samba paulista, Adoniran produziu uma das mais originais obras da música popular brasileira, chegando a ser apelidado de “Noel Rosa Paulistano”. Aliás, os apelidos que colecionou eram uma de suas peculiaridades, que a cada situação o transformava em um novo personagem de uma nova circunstância. O nome de batismo do cantor era João Rubinato. Ele nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo, e faleceu em 23 de novembro de 1982.

Astro do rádio e genial compositor retratou em suas canções o cotidiano da população urbana de São Paulo. Uniu o bom humor e realidade para cantar passagens da vida sofrida e miserável dos paulistanos. A música “Iracema”, por exemplo, nasceu de uma notícia de jornal que falava sobre uma mulher atropelada na Avenida São João.

Como os grandes compositores de sua época, era dado a boemia e a vida desregrada. Nasceu e morreu pobre. O dinheiro que ganhou com suas composições era todo gasto como os amigos, seja para ajudá-los ou para comemorar o seu sucesso. Era nos botecos, cercado por amigos, que Adoniran compunha suas canções, movido pelo combustível da realidade.

No programa deste domingo, os ouvintes da Educativa FM vão poder comprovar que Adoniram não estava brincando quando comentava “Eu nasci querendo fazer samba”. No repertório, os clássicos “Saudosa Maloca”, “Prova de Carinho”, “Trem das Onze”, “Já Fui Uma Brasa”, “Bom dia, tristeza”, “Joga a Chave”, “Tiro ao Álvaro”, “Iracema”, “As Mariposas”, “Vila Esperança”, “Samba italiano”, “Malvina”, “Não quero entrar”, “Pafunça”, dentre outras.