A edição do projeto Mercado Cidadão realizada nesta quarta-feira (23), no Mercado do Tabuleiro dos Martins, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), foi um sucesso e levou ações de cidadania que transformaram a rotina da população do bairro. Muitas pessoas estavam presentes, fazendo filas para cortar os cabelos, com os profissionais do Senac, fazer exames oftalmológicos, como catarata e glaucoma,pelo Iofal, e fazer cadastro de emprego no Sine – Prefeitura de Maceió.
A procura maior foi para fazer a carteira de trabalho, com o auxílio da Superintendência Regional do Trabalho e pela emissão de CPF, com o Banco do Brasil. “Hoje eu me surpreendi. Está havendo uma participação muito grande da população, nossa demanda está superando as expectativas”, disse a representante do BB, Josenilda Helena.
Na fila para fazer sua carteira de trabalho, a estudante Ana Paula estava satisfeita com a oportunidade. “Ouvi o anúncio pela rádio do mercado e como hoje é meu dia de folga, aproveitei para vir tirar minha carteira de trabalho. A ação é muito boa para a gente, fazia muito tempo que não tínhamos um momento assim aqui no bairro. É tão bom que está cheio”, falou.
O Fórum Alagoano de Economia Solidária (FAES) montou uma mostra de produtos feitos por artesãos e recolheu assinaturas para a campanha pela Lei da Economia Solidária, que defende o direito de todos trabalharem sem ser patrão nem empregado. A integrante do Movimento Dando as Mãos (MDM), Maria José dos Santos, participa do Fórum e estava vendendo produtos derivados da soja. “Essa ação abriu as portas para que a gente pudesse divulgar nosso projeto que é pouco conhecido”, expressou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estava realizando exames de glicemia e medindo a pressão. Já a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), distribuiu 60 mudas de exemplares de pitanga, araçá, brasileirinho, amora e manga. E com uma animação singular, a banda do 59° Batalhão do Exército, animou os presentes e fez a diferença no evento.