A Fundação Teotônio Vilela abre nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, a XXVIII Semana Teotônio Vilela, que lembra os 28 anos de “saudade” do Guerreiro da Paz, com uma edição da Revista Graciliano Ramos, do Diário Oficial do Estado, sobre a contribuição política que o senador e cidadão alagoano prestou ao Estado de Alagoas e à democracia brasileira.

Segundo sua filha Janice Vilela, presidente da fundação, “a Semana Teotônio Vilela acontece, anualmente, com o compromisso de mostrar que os princípios de ética, justiça social, liberdade e democracia, defendidos pelo Menestrel, continuam vivos, e de torná-los vívidos na memória de cada cidadão brasileiro”. “A cada ano inovamos com alguma ação cultural e educativa nesse sentido”, destacou.

“Não é só o exemplo de coragem cívica de Teotônio que é importante lembrar, mas, sobretudo, a sua capacidade de se renovar, de lutar pacificamente, de defender a paz como princípio de vida, e de fazer da política um instrumento democrático para melhorar a vida de cada um dos brasileiros”, enfatizou Janice. “Foi um guerreiro em todos os desafios que enfrentou em vida”, reforçou.

HISTÓRIA – A Fundação Teotônio Vilela faz anualmente dois eventos culturais. Um no mês de maio, pelo aniversário de nascimento do Menestrel Guerreiro da Paz, e outro em novembro, pela “saudade de amigos, familiares e de milhões de brasileiros que o conheceram, que dividiram lutas e sonhos com ele, que tiveram dele a solidariedade e o apoio em favor da liberdade civil de tantos patriotas”, salientou.

A Fundação Teotônio Vilela funciona na rua Sá e Albuquerque, no bairro de  Jaraguá.