A arte transformado pessoas. É com esse pensamento que uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação Teatral Joana Guajuru pretende contribuir com o trabalho desenvolvido pelos programas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). O lançamento da parceria aconteceu na sede do LA, nesta quarta-feira (23) e contou com a presença de atores da trupe, do secretário da Semas, Francisco Araújo, e do coordenador dos programas LA e PSC, Iury Calheiros.

A parceria vai possibilitar a montagem de espetáculo teatral como forma de ressocialização de menores em regime de Liberdade Assistida. Três vezes por semana, adolescentes acompanhados pelo L.A, terão acesso a aulas de artes cênicas, ministradas na própria sede do programa.

Durante essa atividade serão repassadas técnicas de teatro envolvendo dança e a própria arte da interpretação. Segundo um dos responsáveis pelas aulas, o ator do grupo Gajuru, Reginaldo Menezes, para a trupe essa será uma oportunidade de troca de experiências, com objetivo de contribuir para mudanças de vida, tanto para os adolescentes, como também para a sociedade que passará a conviver com pessoas melhores. “Vamos fazer o uso da cultura popular interagindo com o modo contemporâneo dentro das vivências desses meninos e meninas”, ressaltou.

Ainda este ano será feita a exibição do espetáculo, tendo como atores estreantes os adolescentes do L.A. Para o secretário da Semas, Francisco Araújo, o mais importante é despertar nessa geração o potencial que existente dentro de cada um, fazendo com que eles acreditem que são capazes de vencer qualquer desafio. “Nossa missão é justamente essa, encontrar alternativas que contribuam para uma sociedade melhor, mais solidária e com igualdade para todos”, disse,

Ao longo de 2011 os programas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) da Semas, intensificou parcerias e desenvolveu inúmeros projetos voltados às medidas de ressocialização, a exemplo dos projetos Fortalecimento de Vínculos, Juventude com Atitude, e Escola Legal.

Também estiveram presentes ao lançamento da parceria, a diretora de proteção social básica da Semas, Rickelane Gouveia e a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Ana Carla Oliveira.

TRUPE

A Associação Teatral Joana Guajuru foi criada há 17 anos e durante esse tempo consagrou-se como uma das melhores companhias de teatro de Alagoas. Foram diversas apresentações pelo Brasil e diversos prêmios conquistados. As premiações mais recentes, reconhecidas pelo Ministério da Cultura, foram: o prêmio Fundação Nacional das Artes (Funarte), Artes na Rua e o Prêmio Mirian Muniz de Teatro, que possibilitará a realização da montagem de espetáculos em várias cidades brasileiras.