A Academia da Terceira Idade (ATI) - uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) - marcou presença na 5ª e última etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua, em prova de 5 km realizada no último final de semana, no complexo Benedito Bentes, com largada e chegada na Praça Padre Cícero. O grande destaque entre os 137 competidores da terceira idade, foi o aposentado Lívio Lisboa de Oliveira, de 65 anos, o primeiro a cruzar a linha de chegada.
De acordo com o professor Siderlane Mendonça, um dos coordenadores do projeto, a academia ao ar livre é pioneira e Alagoas. As aulas ocorrem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, em três horários: das 6h às 8h, das 15h30 às 17h30, e das 19h às 20h, sob a supervisão de dois professores de Educação Física, além de seis monitores voluntários.
“Muitas pessoas apresentam problemas como artrose e osteoporose. Temos, ao todo, dez máquinas, por meio das quais realizamos diversas atividades, fortalecendo a estrutura muscular e óssea dessas pessoas”, revela Siderlane Mendonça, destacando o exemplo de vitalidade de uma senhora de 84 anos, que participa dos exercícios acompanhada da filha, de 63 anos.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, a ATI é um exemplo em todos os sentidos. “Esta academia foi inaugurada o Benedito Bentes passou a ser considerado território de paz. Com livre acesso ao público, ele melhora a flexibilidade e a coordenação motora das meninas da Melhor Idade, aumentando a mobilidade das articulações e até a capacidade respiratória. Além de tudo, ainda fomenta a autoestima de centenas de pessoas, afastando-as de quaisquer vícios”, avalia Toledo, sobre a academia que também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes.