O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta quarta-feira (23), da abertura do 4° Congresso Federalagoas, realizado no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento foi direcionado a micro e pequenos empresários de Alagoas como forma de capacitação por meio de palestras, debates e experiências compartilhadas.
No evento, Teotonio disse que o pequeno negócio é fundamental para fortalecer a economia de Alagoas, além de combater o desemprego no Estado. O governador também defendeu a criação de políticas públicas que apoiem o pequeno empreendedor e fortaleça o seu negócio. De acordo com o governador, o programa Desenvolve já investiu R$ 4 milhões em crédito para micro e pequenos empresários. O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) já assegurou, para o ano de 2012, R$ 14 milhões que serão emprestados para os pequenos investimentos, ofertando as melhores taxas de juros do mercado.
"O pequeno empresário precisa ter apoio do Estado para crescer e colocar em prática suas ideias. Estamos buscando meios para ajudá-los e animá-los", explicou Teotonio, acrescentando que o micro e pequeno negócio é o que mais emprega no Estado.
O governador destacou a iniciativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas) que possibilita o compartilhamento de informações e experiências entre micro e pequenos empresários de diversos ramos. "São essas ações feitas em parceria com o Estado que nos fazem e acreditar que podemos melhorar e alavancar a economia do Estado. O fato de estarem aqui, de deixarem seus afazeres para se capacitar, se informar, me anima muito", salientou Teotonio Vilela.
O presidente da Federalagoas, Geminiano Jurema, falou sobre a potencialidade do pequeno negócio pela capacidade de gerar empregos individuais. "O conjunto de micro e pequenos empresários é a coluna dorsal de Alagoas. Não fragmentam a economia, mas estabelece as ligações necessárias e dão suporte aos grandes negócios", defendeu Jurema.
O evento contou com a presença do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hebert Motta; do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus; do coordenador de Projetos Empreendedores do Sebrae, Alberto Ribeiro; entre congresssistas de diversos municípios como Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cajueiro, Taquarana, Viçosa, Batalha, Marechal Deodoro e Caçimbinhas.