Com o objetivo de reforçar a fiscalização de veículos que realizam o transporte de animais e vegetais nas rodovias alagoanas, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) reativou a equipe móvel da Gerência de Barreiras e Trânsito Agropecuário.


Formada por veterinários, agrônomos e assistentes técnicos, a equipe móvel vai atuar nas três unidades regionais (União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema) e contará ainda com o apoio da Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de realizar ações conjuntas nas unidades locais da Adeal nos municípios.


Durante a abordagem será exigido aos condutores dos veículos à apresentação da documentação sanitária, a exemplo da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) ou - em caso de transporte de animais - a Guia de Transporte Animal (GTA). Caso a documentação não seja apresentada pelo condutor, o veículo será retido, além do transportador e do proprietário da carga serem multados.


“A meta é aumentar ainda mais a fiscalização no Estado. Todas as semanas a equipe estará percorrendo os municípios alagoanos. A ação será redobrada principalmente nas áreas de grande fluxo de circulação de animais. No caso dos vegetais, as cargas de citros e de bananas receberão uma atenção especial”, declarou o gerente de Barreiras e Trânsito Agropecuário, Eduardo Borges.


A equipe móvel havia sido desativada em agosto do ano passado com a fiscalização ficando sob a responsabilidade das unidades locais existentes nos municípios.