No Senado, Renan saúda Zumbi e defende cotas para os negros

21/11/2011 19:36 - Política
Por Redação
Image

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou, em pronunciamento nesta segunda-feira (21), a importância histórica de Zumbi dos Palmares e de outros líderes da luta contra a discriminação racial e o preconceito, e pediu mais ações para a inclusão social da população negra. Para o senador, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no domingo (20), assinala a dívida do país com os negros.

– A celebração, que se prolonga pelo mês de novembro, tem o propósito de lembrar as injustiças e crueldades praticadas ao longo do tempo contra a população negra, além de repudiar essa chaga a ser banida do cenário mundial, que é a discriminação entre os seres humanos. Muita gente boa deu a vida em nome dessa causa, consolidando valores que devem ser cultivados por todos nós e pelas gerações futuras – disse o senador.

Renan Calheiros lamentou que o fim da escravatura não tenha servido para inserir o negro na sociedade e, mais de 120 anos depois da abolição, o negro no Brasil apresente "as piores condições" em vários indicadores de desenvolvimento social. O parlamentar lembrou a força crescente da legislação contra a discriminação, com destaque para a Constituição de 1988 e o Estatuto da Igualdade Racial, e pediu mais avanços. Ele defendeu um debate que intensifique as ações de apoio aos afrodescendentes, incluindo o estabelecimento de cotas.

- Creio nas ações afirmativas como instrumento de combate ao preconceito. Também estou absolutamente convencido de que o sistema de cotas é fundamental como mecanismo de transição e observo que ele só foi extinto nos Estados Unidos quando a sociedade americana amadureceu para o problema. O debate sobre esse tema precisa, portanto, ser aprofundado.

O senador ainda registrou sua presença, no fim de semana passado, em União dos Palmares (AL), onde foi inaugurada a estátua de Zumbi dos Palmares.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..