Educação sorteia mais de 5 mil vagas para cursos de qualificação

21/11/2011 11:49 - Educação
Por Redação
Image

O sorteio das 5.522 vagas para cursos técnicos será realizado nesta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), às 11 horas da manhã. As ofertas são nas áreas de indústria, comércio, serviços e artes e são destinadas a estudantes da rede pública estadual de 2° e 3° anos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma ação da SEE por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

De acordo com Valéria Barros, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suped/SEE), em princípio, seriam ofertadas 5 mil vagas. “Conseguimos 522 vagas extras com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O sorteio será eletrônico”, adiantou.

 

Estes cursos, disse a superintendente, têm carga horária variável de 160 a 200 horas, uma vez que, inicialmente, só serão oferecidas Formações Iniciais e Continuadas (FICs). “No período de 24 a 26 deste mês, as instituições parceiras, que irão oferecer os cursos, estarão recebendo os alunos que não foram sorteados. A intenção é acomodá-los nas qualificações que ainda não estiverem com todas as vagas preenchidas”, frisou Valéria.

 

Ela comentou ainda que os participantes destas habilitações terão maior possibilidade para ingressar no mercado de trabalho, uma vez que cada curso está adaptado à realidade econômica do Estado. “A oferta destas qualificações se dará por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Escola Técnica de Artes (ETA), vinculada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal)”, informou.

 

Localidades – Valéria destacou também que os cursos serão ofertados em escolas do Estado, localizadas nos municípios de Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maceió e Teotônio Vilela e que já trabalham com o Programa Brasil Profissionalizado.

 

A professora Valéria fez questão de ressaltar que, pela primeira vez, Alagoas, por meio da SEE, cumpre na íntegra o seu papel educativo e social de oferecer aos seus alunos, além da formação básica, a profissional. “São cursos que estão articulados pedagogicamente com fazer educacional desta secretaria”, esclareceu.

 

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. O Pronatec oferece as seguintes modalidades de formação: Cursos Técnicos – mínimo de 800h; e a Formação Inicial e Continuada (FIC) – mínimo de 160h.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..