Projeto de farmacêutica do PAM Salgadinho é premiado em Brasília

19/11/2011 02:16 - Brasil/Mundo
Por Redação

O trabalho desenvolvido pela farmacêutica Maire Rose de Sousa Silva, do PAM Salgadinho, foi premiado como a melhor experiência do País na área de DST/Aids e hepatites virais. A premiação – que rendeu ao município R$ 30 mil em recursos para investimento na melhoria do serviço – foi definida pelo voto de mestres, doutores, especialistas e profissionais de saúde durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), principal evento da Vigilância em Saúde, realizado no início deste mês, em Brasília (DF).

Acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, pelo chefe de gabinete, José Francisco Alves, e pelos coordenadores de Farmácia e Bioquímica, Eli Carlos Machado, e do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, a farmacêutica apresentou, nesta sexta-feira (18), o resultado do seu trabalho ao prefeito Cícero Almeida, agradecendo ao apoio que a atual gestão tem dado ao servidores, no desenvolvimento de ações que fortaleçam a assistência de saúde aos usuários do SUS no município.

“Essa premiação é fruto do trabalho de vocês e da autonomia que é dada por esta administração aos profissionais para que cumpram seu papel da melhor forma. É mérito da profissional, uma dádiva de Deus em favor da população”, analisou Almeida.

Elaborado como tese de mestrado, o estudo inédito criou, aplicou e validou cientificamente o Plano Individual Farmacêutico, um modelo de atendimento e acompanhamento que objetiva melhorar o cuidado e adesão de pessoas vivendo com Aids, aplicando um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades do paciente. Realizada em 2009, a experiência foi iniciada com um universo de 105 pacientes em tratamento no Centro de Testagem e Aconselhamento, instalado no Bloco I do PAM Salgadinho – serviço de referência nessa área – sendo, depois, ampliado para 280 pacientes, de Maceió e de outros municípios alagoanos, sob acompanhamento.

“Não havia, até então, nenhum modelo sistematizado como referência a ser utilizado pelos diferentes profissionais de saúde que trabalham com esse público-alvo. Com a integração de toda a equipe do Bloco I e o apoio das coordenações, chegamos a esse resultado, que reflete num excelente indicador de qualidade do Serviço e da farmácia do PAM Salgadinho em relação às pessoas que vivem com HIV/Aids”, frisa a farmacêutica Maire Rose.

Escolhido entre 37 trabalhos inscritos, o projeto de Maceió disputou a premiação com os projetos dos estados do Acre e Ceará, se destacando pela inovação, sustentabilidade, reprodutibilidade e alinhamento com as diretrizes do SUS. Entre os avanços registrados com a experiência, foram relatados o aumento no uso de lubrificantes e preservativos, a adesão terapêutica do tratamento e a melhora imunológica, entre outras, que refletiram numa redução significativa da transmissão do HIV e na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

“São iniciativas como essa que reforçam nosso objetivo, de promover as ações necessárias ao atendimento das demandas da população, de forma cada vez mais humanizada”, afirmou o secretário Adeílson Loureiro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..