Mulheres assumem cada vez mais chefia das famílias em Alagoas

19/11/2011 03:34 - Economia
Por Redação
Image

As mulheres vêm assumindo cada vez mais a missão de cuidar das despesas do lar. É o que revela o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que 22 milhões de lares, o equivalente a 38,7%, são chefiados por mulheres. Em 2000 elas chefiavam 11 milhões de lares.

Elas também estão tendo menos filhos e casando mais tarde e aprenderam a superar desafios, após o fim do relacionamento, como é o caso da comerciante Juraceia Amélia da Silva, que tem dois filhos e precisou assumir as despesas da casa após se separar do marido. Ela conta que precisou de muita força de vontade para superar as provações.

“Tenho uma filha de 22 anos e um filho de 14 e me separei há 11 anos. Não foi fácil, pois tive que manter a casa. Eu já trabalhava, mas as despesas aumentaram, tive que passar um tempo morando de favor, mas comprei minha casa faz uns dois anos. Meus filhos me ajudaram muito”, contou.

Ela tem uma trailler de lanches na praia do Francês e também administra duas pousadas e imóveis na região.

“Comecei vendendo cachorro quente em um trailler pequeno, mas agora o negócio aumentou. A maior dificuldade são as despesas, tive que pagar aluguel, colégio pra os meus filhos, plano de saúde. O 1° ano foi o mais difícil”, disse.

Juraceia lembrou que muitas mulheres acham que a vida acaba após a separação, mas precisam ter coragem para superar os problemas. “É um erro pensar assim. Muitas mulheres se separam, vão morar na casa dos pais ou deixam os filhos com eles. É preciso ter coragem para continuar”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..