A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra a primeira quinzena de novembro com a venda superior a 50% das doses disponíveis nas lojas credenciadas.

O índice, segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), reflete um saldo positivo da mobilização que pretende imunizar 97% dos rebanhos bovinos e bubalinos do Estado.

Iniciada em 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas segue até o próximo dia 30 deste mês. A meta é vacinar aproximadamente 1,2 milhão de animais em todo o Estado.

“A campanha está dentro da normalidade. As lojas de revendas da vacina estão com uma expectativa positiva. Temos a certeza que esta segunda etapa da campanha de vacinação será um sucesso”, afirmou o diretor-presidente da Adeal, Manoel Tenório, lembrando que a primeira etapa da campanha foi realizada em maio passado e imunizou 97% do rebanho do Estado.

Suspensão

Segundo Manoel Tenório, a decisão de suspender a distribuição gratuita das doses da vacina para criadores com até dez animais não deve alterar a meta estabelecida pela Adeal para esta segunda etapa da campanha.

“Suspender a doação da doses foi uma orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que foi adotada pelo Comitê Estadual de Defesa Agropecuária. Estamos cumprindo a norma para que possamos ter uma base com dados mais consistente. O pequeno criador vem cumprindo o seu papel e está vacinando seus animais. Com isso, a decisão de suspender a distribuição gratuita não vai gerar resultados negativos na campanha”, destacou Manoel Tenório.