Com o objetivo de capacitar os profissionais de fonoaudiologia e nutrição a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realiza nesta quinta-feira (17) às 8h no auditório da Instituição o Curso Teórico e Prático de Disfagia, doença que causa dificuldade de deglutição. O evento é uma iniciativa do Serviço de Fonoaudiologia com o apoio do Centro de Estudos e Estágios da Adefal.
Segundo Rayné Melo,coordenadora do setor de fonaoudiologia da Adefal, o curso visa capacitar os profissionai para diagnosticar e tratar a disfagia. “A disfagia é uma doença em sua maioria causada por alterações neurológicas como o acidente vascular Encefálico (AVE) popularnente conhecido como derrame e outras doenças neurológicas e neuromusculares”, alerta Rayné.
Ao falar da importância do curso a fonoaudióloga destacou ainda que a Adefal atende, diariamente,um número expressivo de pacientes com disfagia o que motivou a necessidade de capacitar e aperfeiçoar os fonoaudiólogos e nutricionistas da instituição. “Ao capacitarmos nossos profissionai estaremos garantindo aos pacientes um melhor tratamente e com isso uma recuperação mais rápida e eficiente”, ressaltou Rayné alertando que as complicações da disfagia são graves como a desidratação, infecções pulmonares, subnutrição o que pode levar o paciente a óbito.