Empresa registra aumento de 472% no número de vírus para Android

17/11/2011 05:50 - Internet
Por Redação
Image

A empresa de tecnologia de redes e segurança Juniper Networks afirma ter registrado um aumento de 472% no número de vírus para Android desde julho de 2011. Com isso, o Android torna-se a plataforma de smartphones mais atacada por pragas digitais.

A Juniper atribui o aumento à facilidade com que um criador de vírus pode distribuir um programa malicioso. “Parece que tudo que você precisa é uma conta que de desenvolvedor, que pode ser anônima, mais US$ 25, e você já pode postar seus aplicativos”, afirmou a empresa no relatório.

Diferentemente da Apple, o Google não exige que os softwares no Android sejam verificados e tenham uma assinatura digital.

Os vírus também estariam ficando mais sofisticados. Muitos deles conseguem obter o acesso total (chamado de “root”) no celular após a infecção. O acesso privilegiado permite que o aplicativo instale outros componentes e se mantenha no telefone. Isso só é possível devido a vulnerabilidades na plataforma Android, que não tem recebido atualizações de segurança por parte de todos os fabricantes.

A Juniper observou que a maior parte dos vírus para Android – 55% – são espiões criados para roubar dados dos aparelhos, como contatos, localização. Outro ataque muito comum é o trojan de SMS, que compõe 44% dos ataques. Essas pragas enviam automaticamente torpedos SMS para números “premium”, aumentando a conta do celular e permitindo que os criminosos ganhem dinheiro.

Comparação com o iPhone
Até hoje nenhuma empresa afirmou ter encontrado um vírus para iPhones que não dependesse do desbloqueio “jailbreak” – que permite executar qualquer aplicativo, mesmo os que não foram autorizados pela Apple.

Na semana passada o pesquisador de segurança Charlie Miller conseguiu passar pelo processo de verificação da Apple, mostrando a possibilidade teórica de inclusão de vírus na plataforma. Miller foi banido do programa de desenvolvedores da empresa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..