O Diretório Estadual do PSDB Alagoas, em parceria com o núcleo sindical do PSDB nacional, será um dos 14 diretórios do partido em todo o país a apoiar a formação do Núcleo Sindical do PSDB, iniciativa regionalizada já atuante em São Paulo e Minas Gerais. Além de Alagoas, o Núcleo Sindical dos tucanos deve ser instalado em outros Estados como Tocantins, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “A princípio, a ideia do movimento nacional é instalar os núcleos sindicais regionais em 14 Estados, e posteriormente em todo o país”, explica o articulador nacional e coordenador regional no Núcleo Sindical de São Paulo, Atevaldo Leitão, que esteve em Maceió reunido com o presidente do PSDB Alagoas, Claudionor Araújo, para discutir a composição do Núcleo.

De acordo com Atevaldo, responsável pelos contatos e agregação de sindicalistas aos núcleos regionais do PSDB Sindical, o movimento surge para aproximar o partido dos trabalhadores. “Há aquela visão de que o PSDB é um partido que nasceu nas estrelas, de que as discussões e projetos não iam para as bases, não atendiam aos trabalhadores. O Núcleo Sindical do PSDB vem com a proposta de ouvir as demandas dos trabalhadores e levá-las diretamente aos parlamentares, seja no âmbito estadual ou ao Congresso Nacional, e ao Executivo. Queremos quebrar este paradigma de que o PSDB não ouve os trabalhadores”, informa o articulador nacional. “A história mostra que a social democracia sempre se apóia na organização dos trabalhadores. Mas ainda não chegamos a organizar e estar presente em todos os setores sociais que simpatizam e se identificam com o partido”, reforça o sindicalista, referindo-se, por exemplo, a trabalhadores agregados à Força Sindical, organização que ele destaca como pluralista por reunir diversas tendências e pessoas filiadas a diferentes partidos.

SURGIMENTO – A proposta para a formação do Núcleo Sindical do PSDB partiu de uma idéia conjunta entre o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e os líderes sindicais Antonio de Sousa Ramalho, secretário nacional de Políticas Sindicais do partido e vice-presidente da Força Sindical, e de Melchiades Araújo, fundador do PSDB e vice-presidente da Força Sindical. Reconhecendo a necessidade de uma representação dos trabalhadores aliada à social democracia, o primeiro núcleo foi formado em São Paulo e empossado em outubro. Já o Núcleo Nacional e os demais núcleos regionais formados serão empossados em encontro no dia 2 de dezembro, em Jaboatão dos Guararapes (PE). “A visão do presidente Sérgio Guerra é a de que se o PSDB quiser reconquistar a presidência da República, é preciso fortalecer o movimento sindical e se aproximar dos trabalhadores”, destaca o coordenador do Núcleo Regional.

“É um projeto que deve ser levado para todo o país e já tem surtido resultados. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin recebe os sindicalistas toda semana para ouvir suas demandas. Em Alagoas, acreditamos que a formação do núcleo também facilitará o diálogo com o governador Teotonio Vilela Filho. O fato de o governador ser tucano e presidente de honra do partido facilita bastante este contato”, avalia Atevaldo.

APOIO E COMPOSIÇÃO – O presidente do Diretório Estadual do PSDB Alagoas, Claudionor Araújo, considera importantíssima a nova postura do PSDB em apoiar os movimentos sindicais e acredita que o Núcleo Sindical do PSDB seja um segmento para fortalecer ainda mais o partido, a exemplo da Juventude do PSDB, PSDB Mulher e PSDB Comunidade.

O presidente do partido, que tem história como sindicalista, afirma sentir-se muito “à vontade” para apoiar integralmente a iniciativa. “Inclusive, com o apoio do governador Teotonio Vilela Filho, que sinalizou de forma positiva para essa nova linha de atuação nas bases do partido, e certamente teremos sucesso”, afirma o tucano.

Claudionor destaca que o governador deve manter o diálogo com os sindicalistas e reforçar o apoio às suas demandas, após a instalação do Núcleo Sindical. “Ele reconhece a importância desta iniciativa e, portanto, já iniciamos contatos com lideranças sindicais para iniciar e consolidar o núcleo”, reforça.

Ainda não há nomes definidos para a composição do Núcleo Sindical do PSDB em Alagoas, mas o presidente do partido acredita que, na próxima semana, os contatos com representantes sindicais devem estar bastante avançados, resultando na formação definitiva do Núcleo, no encontro em Pernambuco, no próximo dia 2.