O secretário de estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, comentou os índices de analfabetismo divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam Alagoas como o estado com o maior percentual de analfabetos no país.
“Este índices são escandalosos e revelam que a Educação no Estado enfrenta um problema estrutural crônico. O governo tem tratado da questão como prioridade, tanto que o combate ao analfabetismo está incluído no Programa Alagoas Tem Pressa”, destacou o secretário.
Ele afirmou ainda que a redução do analfabetismo tem sido trabalhada em duas frentes. “Temos que fechar a fábrica de analfabetos, ou seja, fortalecer a rede de ensino para manter o aluno estudando e evitar a evasão. Ao mesmo, trazer para rede aquelas pessoas que estão excluídas da cidadania por não saberem ler e escrever, com a ampliação de vagas para jovens e adultos”.
O secretário destacou ainda que há recursos para o combate ao analfabetismo garantidos junto ao Banco Mundial. “Sabemos que o caminho é mudar a estrutura, com um plano de ação com metas e prazos definidos”, concluiu o secretário.
Educação