A obra de saneamento no Francês, em execução pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), recebem nesta terça-feira (15) a visita do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, que participam das comemorações da Proclamação da República, em Marechal Deodoro. As festas começam às 9h no município.

Junto com o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, também serão vistoriados os serviços de implantação do novo viaduto do Francês, integrante da obra de duplicação da rodovia AL-101 Sul. Para o secretário Marco Fireman, as duas obras são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A duplicação da AL-101 Sul e a implantação da rede de esgoto do Francês são obras essenciais para o desenvolvimento da região Sul e as mudanças já podem ser vistas pela valorização do mercado imobiliário. São obras que aumentam a qualidade de vida tanto para moradores quanto para visitantes. Será um prazer fazer essa visita durante as comemorações da Proclamação da República”, destaca Fireman.

Saneamento

Realizada com recursos federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e com contrapartida do Governo de Alagoas, a obra de Implantação do Esgotamento Sanitário do Francês beneficiará cerca de 15 mil moradores.

A obra compreende a implantação de 18,5km de rede coletora de esgoto, dos quais cerca de 10 km já foram executados, quase 50% total da rede, e a instalação de 1.859 ligações domiciliares. O projeto prevê ainda a implantação de seis estações elevatórias, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, cuja função é descontaminar todos os dejetos coletados dos domicílios.

“Com o término dos trabalhos, o esgoto não ficará mais a céu aberto e, consequentemente, as praias ficarão mais limpas. Dessa forma, a ação irá contribuir para gerar o desenvolvimento turístico da região, além de evitar surtos de doenças causadas pela contaminação da água”, avalia a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.

Já a duplicação da AL-101 Sul é uma das principais ações de infraestrutura realizadas pelo Governo de Alagoas e vai fortalecer o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul, além de desafogar o trânsito para quem utiliza a rodovia como entrada e saída diária de Maceió. Mais de 50% das pavimentações já foram concluídas e mais de 8km da nova rodovia já foram liberados para tráfego.