O desemprego e a situação econômica são as principais preocupações dos americanos, que em sua maioria estão muito insatisfeitos com o rumo do país, afirma enquete divulgada nesta segunda-feira pela Gallup.

A empresa com sede em Nova Jersey recolheu as opiniões de 1.012 adultos de todo o país, entre 3 e 6 de novembro, quase um ano antes das eleições nas quais o presidente Barack Obama buscará a reeleição.

A enquete telefônica admite uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Para 36% dos entrevistados, o desemprego é o maior problema do país atualmente. De acordo com o governo, a taxa de desemprego caiu um décimo de ponto percentual e ficou em 9% em outubro.

Se forem considerados os desempregados, as pessoas que têm emprego de meio período mas buscam um de período completo, e aqueles que abandonaram a busca, há mais de 16 milhões de trabalhadores fora de um vínculo laboral satisfatório.

Já para 30% dos entrevistados, o principal problema dos EUA atualmente é a situação econômica. Quase dois anos e meio do fim da recessão mais profunda e longa em quase oito décadas, a economia dos EUA continua crescendo a um ritmo muito lento.

A insatisfação com o governo foi citada por mais de 10% daqueles que participaram da pesquisa. De acordo com a enquete, outros assuntos que ocupam bastante os debates dos políticos e as controvérsias de comentaristas aparentemente não interessam a muitas pessoas.

O deficit do governo federal é o assunto mais grave dos EUA para apenas 6% dos entrevistados, já a imigração e as guerras são os assuntos mais importantes para apenas 3%.