O PanAmericano repassou R$ 954 mil a fornecedores da campanha da coligação que reelegeu o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), em troca do recebimento de uma dívida de R$ 3,3 milhões do Estado.
A dívida era referente a créditos consignados que o governo descontou de seus servidores em 2006 e não transferiu ao banco. Em agosto de 2010, a cúpula do PanAmericano formalizou um contrato com o governo para receber o dinheiro.
Porém, nos bastidores, ex-dirigentes do banco e integrantes do governo acertaram que haveria uma contrapartida para a quitação -o PanAmericano pagaria ao governo uma "taxa de retorno" de 25% do valor da dívida mais a correção monetária do período. Total: R$ 1,2 milhão.
E-mails obtidos pela Polícia Federal mostraram que o acerto da "intermediação" foi feito com o então secretário de Desenvolvimento Luiz Otávio Gomes e a realização do pagamento seria a "única forma de liquidarem o débito".
As mensagens também revelaram que o repasse seria "a título de doação para campanha do PSDB mediante recibo ou emissão de nota fiscal por empresa indicada pelo secretário". A auditoria interna do banco confirmou o pagamento a duas empresas que, segundo a Justiça Eleitoral, foram fornecedoras de campanhas.
No relatório, a que a Folha teve acesso, os peritos identificaram que a produtora de vídeo VTK recebeu R$ 200 mil. A gráfica Soroimpress ficou com R$ 754 mil. A diferença (R$ 318,8mil) não foi localizada pelos auditores do PanAmericano. A VTK é uma empresa de Alagoas que atua há 15 anos na produção de vídeos para campanhas políticas.
Um de seus sócios, Kleyner Gomes, disse que o pagamento do PanAmericano foi usado para quitar a produção de vídeos de deputados da coligação tucana em Alagoas.
A Soroimpress já é alvo de outra investigação da PF por supostamente ser uma empresa de fachada envolvida em campanhas eleitorais.
Produtora envia nota
A VTK Vídeo Produções encaminhou ao Portal CadaMinuto uma nota rebatendo as informações contidas na reportagem da Folha de São Paulo. Segue abaixo na íntegra.
A VTK Vídeo Produções reage com profunda indignação e nega com toda a veemência afirmações atribuídas a um de seus sócios em reportagens publicadas na Folha de São Paulo. Nunca, em nenhum momento, foi dito o que está publicado. Isso é exemplo de mau jornalismo ou de má intenção, com objetivos que fogem da compreensão da nossa empresa.
