Lançado em agosto deste ano pelo governo federal como um dos itens do pacote de redução da pobreza e da miséria no país, o programa de Microcrédito Crescer já vem sendo operacionalizado desde setembro pelas agências da Caixa Econômica Federal nos estados e municípios que possuem as agências. Em Alagoas, as operações externas do programa deverão contar com a parceria da Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas.
O assunto foi discutido em reunião realizada nesta quarta-feira (9) na sede da Desenvolve com a participação do Gerente Regional de Negócios da Caixa, Guido Palmeira, e de gerentes e superintendentes nacionais da instituição, além da diretoria da Desenvolve. Segundo o gerente de clientes e negócios da Caixa, Lúcio Flávio Azevedo, o programa de microcrédito Crescer já vem trabalhando em alguns estados em parceria com bancos comunitários, a exemplo do Banco Palmas, no Ceará, com a finalidade de atingir o maior número de clientes.
De acordo com a metodologia de trabalho apresentada pela Caixa, o programa também conta com parceria com o Ministério do Trabalho, por meio do Programa Jovem Aprendiz, que após capacitação feita pela instituição financeira passam a atuar como agentes de crédito nas comunidades que residem, objetivando captar clientes para o microcrédito, sob a supervisão da Caixa.
Em Alagoas, de acordo com Guido Palmeira, a Caixa finalizou na semana passada o treinamento interno com os funcionários que vão trabalhar diretamente no programa, e agora está na fase de seleção e treinamento dos jovens aprendizes para atuarem inicialmente em Maceió e Arapiraca. Outra vertente da metodologia para fazer o atendimento é trabalhar em convênio com prefeituras e instituições parceiras para a criação de Pontos de Atendimento ao Microcrédito (PAM).
“A participação da Agência de Fomento de Alagoas é tida como um dos canais para a atuação do programa Crescer uma vez que a Desenvolve também atua com o microcrédito produtivo e orientado, ofertando linhas de crédito voltadas para o empreendedorismo, a bancarização e a inclusão produtiva”, disse Antonio Carlos Quintiliano, diretor-presidente da Desenvolve. Segundo Quintiliano, a agência de fomento também poderá operar com o Programa Crescer e aumentar desta forma a capacidade de operações realizadas em Alagoas.
“Vamos definir, por meio de uma minuta, a ser apresentada até o final deste mês, como a Desenvolve poderá atuar em parceria com a Caixa Econômica neste programa em Alagoas”, disse Antonio Carlos Quintiliano, acrescentando que a agência de fomento tem reforçado suas parcerias no interior, junto com as prefeituras e o Sebrae Alagoas, facilitando o acesso ao crédito produtivo e orientado.
Crescer
Focado principalmente no público que recebe programas de transferência de renda, como o bolsa família, e que apresentem perfil para empreender, o Programa Nacional de Microcrédito Crescer, lançado pela presidente Dilma Rousseff, objetiva elevar o padrão de vida e a geração de empregos no âmbito do Brasil sem Miséria, estimulando a bancarização e o empreendedorismo a partir de novos negócios. Os valores de microcrédito variam de R$ 300 à R$ 15 mil reais, com juros de 0,64% ao mês.
O Programa vem sendo operacionalizados pelos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste) e, de acordo com o plano de negócios previsto pela Caixa para este ano, a meta é atingir uma carteira ativa de 64.400 clientes.
Ações