A segunda estação-modelo do BRT (Bus Rapid Transit) da Transoeste foi inaugurada na tarde desta terça-feira, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A inauguração contou com a presença de representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional), que estão na cidade para supervisionar o andamento das obras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do COL (Comitê Organizador Local), Carlos Arthur Nuzman. A Transoeste faz parte de um pacote de melhorias e legado de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, que inclui também os BRTs da Transcarioca, já em construção, Transolímpica, em licitação, e da Transbrasil, ainda em fase de conclusão do projeto básico.

A nova estação terá 75m de extensão, e ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste. Com capacidade para até três mil passageiros por hora, está localizada no final da Avenida das Américas com a Estrada do Magarça, em Guaratiba, e contará com dez catracas normais e duas para cadeirantes. A estação foi projetada para favorecer a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.

Transoeste ligará sete bairros da Zona Oeste

Ao longo do traçado da Transoeste, que terá 56 quilômetros, estão previstas 64 estações. O corredor expresso diminuirá o tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca, Campo Grande e Santa Cruz, em pelo menos uma hora, e interligará sete bairros da zona oeste ¿ Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos e Guaratiba - beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. As obras deverão ficar prontas no primeiro semestre de 2012.

A segunda estação-modelo de BRT ficará aberta para a população conhecer o novo sistema. Assim como aconteceu com a primeira estação-modelo de BRT da Transoeste, que foi inaugurada em setembro deste ano, na Avenida das Américas, altura do condomínio Novo Leblon, na Barra. "Pretendemos entregar a ligação da Transoeste com a Transcarioca até o final de 2013, para ser usada já na Copa do Mundo. Portanto, o elemento fundamental é a finalização da maior estação, que será onde está hoje o terminal Alvorada. Essa será a verdadeira integração entre os corredores expressos", afirmou Paes.

Já a ligação entre o terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, chamado de lote zero, ainda não tem data para começar. Para Paes, essa ligação não é prioritária nesse momento, já que a linha 4 do metrô será entregue somente no final de 2015. "Esse é o trecho que temos menos preocupação, pois ele integra o BRT ao local da linha 4 do metrô. E será finalizado somente para os Jogos Olímpicos", disse.