Romário vira protagonista de reunião com Teixeira e Valcke

09/11/2011 05:30 - Geral
Por Redação
Image

Brasilia, - O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, participam de audiência na Comissão sobre a Lei Geral da Copa de 2014, na Câmara dos Deputados, em Brasília O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, participam de audiência na Comissão sobre a Lei Geral da Copa de 2014.

Na semana passada, o deputado Romário (PSB-RJ) havia prometido colocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, "no lugarzinho deles".

Nesta terça-feira, em audiência na Comissão Especial da Copa do Mundo, ele se esforçou para cumprir a promessa – embora a avaliação do resultado seja subjetiva.

O ex-jogador perguntou sobre escândalos de corrupção envolvendo a dupla e discutiu com o presidente da comissão, Renan Filho (PMDB-AL), por causa do pouco tempo dado para sua fala. Os primeiros pontapés do baixinho foram direcionados a Valcke: "O meu objetivo como brasileiro e deputado federal legitimado para estar aqui, diferentemente do senhor nessa sua função, é lutar até quando eu puder para que a Fifa não monte um estado dentro do estado". Em seguida, ele mencionou uma carta de 2001 em que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, classifica o francês de "chantagista"

. Apesar disso, dois anos depois, Valcke foi alçado a diretor de Marketing da entidade. "A Fifa teme o senhor"?, indagou Romário. O tetracampeão do mundo ainda citou um caso de corrupção envolvendo a Fifa e a Mastercard, no qual o secretário-geral foi investigado.

O ex-jogador falou por três minutos até ser interrompido por Renan Filho. "Para concluir", disse o presidente. "Como para concluir?", rebateu Romário, irritado porque ainda tinha "seis ou sete perguntas para fazer".

"Mas apenas com mais um minuto eu não conseguirei", treplicou o ex-atleta. Em seguida, o deputado emplacou suas perguntas para Teixeira e citou o episódio de pagamento de propina a dirigentes da Fifa nos anos 1990, que teria a participação de Teixeira. O caso ainda está aberto. "Se o seu nome aparecer no processo, o senhor renunciará à presidência da CBF e ao Comitê Organizador Local?", indagou Romário.

O baixinho ainda perguntou se o presidente da entidade confirmava as ameaças feitas em entrevista à revista Piauí, quando ameaçou rejeitar a credencial de imprensa de veículos que mostrassem irregularidades na CBF.

Jérôme Valcke se recusou a comentar o caso Mastercard. Sobre a carta, disse nunca ter visto. A respeito das denúncias feitas pelo repórter da emissora inglesa BBC Andrew Jennigns, que tem mostrado irregularidades na gestão da FIFA, justificou: "Jennings fala isso há dez anos, vai continuar falando disso. Não vou deixar de dormir por isso"

. Na sua vez, Ricardo Teixeira, em poucas palavras, negou que tivesse poder de cassar credenciais de imprensa para a Copa do Mundo e não se aprofundou sobre outros assuntos.

Renan Filho havia lembrado que os convidados não precisavam responder sobre assuntos que não tivessem ligação com a Lei Geral da Copa, tema da audiência pública. Romário ficou insatisfeito com as respostas evasivas: "Isso aqui virou um circo". Diante da insistência do ex-jogador em usar a palavra fora do tempo, alguns colegas protestaram. Antes de cortar Romário pela última vez, Renan Filho sentenciou: "Assim não teremos mais reunião".
Siga-meTwitter>@Bsoutomaior

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..