Estado aguarda vaga em hospital para transferir garoto com cardiopatia

07/11/2011 08:59 - Saúde
Por Redação
Image

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou que a transferência do recém-nascido Thallysson da Conceição Pais para um hospital em Pernambuco depende da disponibilidade de uma vaga. O menor apresenta cardiopatia congênita complexa, que é uma transposição das grandes artérias, e necessita da transferência para ser submetido a uma cirurgia.

O caso foi divulgado neste domingo (06) pelo jornalista Bernardino Souto Maior, em seu blog no Portal CadaMinuto. Thallysson nasceu na Casa de Saúde Santo Antonio, no bairro da Cambona, em Maceió, há exatamente vinte e dois dias. A criança chegou a receber alta médica, mas devido apresentar problemas de saúde, foi internado às presas na UTI neonatal da Santa Mônica.

Segundo a assessoria da Sesau, a transferência da criança poderá ser realizada nas próximas horas. “Neste momento ele é assistido da melhor maneira na Santa Mônica. Estamos aguardando a disponibilidade de uma vaga, apenas isso. No mais, todos os procedimentos burocráticos já foram realizados”, informou.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais e recebeu o apoio de internautas e diversos políticos que iniciaram uma campanha para sensibilizar o governo da necessidade de uma rápida transferência para outro Estado, onde pudesse receber atendimento adequado.

Através da hashtag #SalvemThallyssom , os internautas tentavam mobilizar o maior número de pessoas e, ainda, acordar as autoridades de plantão. A vereadora por Maceió, Heloísa Helena (PSOL), fez parte do movimento e criticou duramente a burocracia do Estado. “Bebê enfrenta com bravura Cardiopatia grave há 22 dias. O Governo não consegue um leito de UTI”, lamentou em seu twitter.

O caso de Thallyson é idêntico ao da pequena Yasmin, que conseguiu ser transferida pela Secretária de Saúde para Fortaleza.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..