Ataques na Nigéria deixam ao menos 63 mortos, diz Cruz Vermelha

06/11/2011 06:20 - Brasil/Mundo
Por Redação

Ao menos 63 pessoas morreram em ataques realizados na sexta-feira, um deles suicida, contra delegacias de polícia e igrejas na cidade de Damaturu, no nordeste da Nigéria, informou neste sábado uma autoridade da Cruz Vermelha.

"Confirmamos 63 mortos", declarou o funcionário, que pediu para não ser identificado. Mais cedo, um advogado desta cidade havia contabilizado 60 cadáveres no necrotério de um hospital.

Fontes locais indicaram que outras centenas de pessoas ficaram feridas quando os agressores atacaram a sede da polícia, assim como três delegacias e seis igrejas, em Damaturu na sexta-feira à noite.

Um dos ataques foi cometido por um camicase, que lançou seu veículo cheio de explosivos contra um prédio da polícia.

"Foi um ataque suicida com bomba contra um de nossos imóveis. O agressor veio a bordo de um carro e entrou no imóvel, e os explosivos detonaram", disse por telefone o chefe da polícia do estado de Yobe, Suleimon Lawal.

O grupo radical Boko Haram reivindicou a autoria dos ataques, e ameaçou realizar outros em breve. A seita islamita Boko Haram, baseada na localidade próxima de Maiduguri, também reivindicou o ataque com explosivos do dia 26 de agosto contra a sede das Nações Unidas na capital Abuja, que deixou 24 mortos.

A seita, cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado", opera no norte do país majoritariamente muçulmano, mas com algumas comunidades cristãs.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..