O documentário sobre o povo indígena Kalankó, produzido em 2008, no município alagoano de Água Branca, pelo professor Jorge Vieira, dos cursos de Comunicação da IES, em parceria com egresso de Jornalismo do CESMAC, Wadson Correia, rendeu participação aos autores no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontece de 08 a 11 de novembro, na cidade de Porto Alegre (RS). O trabalho foi desenvolvido como parte do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE) do CESMAC.

O projeto de pesquisa tem a temática “Formação e capacitação do povo Kalankó sobre direitos indígenas e utilização dos meios de comunicação no processo de afirmação étnica e na conquista do território tradicional”.

Atualmente, o professor é doutorando na Universidade de Stendhal, na França, vinculado ao Núcleo de Programas de Pesquisas da IES, pro meio do Programa de Relações Internacionais (PRI). O docente também é membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Publicação

Durante a V Bienal Internacional do Livro em Alagoas, que aconteceu de 21 a 30 de outubro, em Maceió, foi feito o lançamento do livro “Índio de Alagoas: memória, educação e sociedade”, tendo como co-autor o professor Luiz Sávio de Almeida, do curso de Direito do CESMAC.

Na obra, Jorge Vieira tem, de sua autoria, o artigo “Jornalismo Impresso em Alagoas e a Diversidade Cultural: Monoculturalismo eurocêntrico e a etnogênese Koiupanká”, elaborado com o também ex-aluno do curso de Jornalismo do CESMAC, João Daniel Maia.

Outras participações

Quem estará presente no Congresso, também, é o aluno Anderson Barbosa, do 5º período de Publicidade e Propaganda do CESMAC, juntamente com o professor Cláudio Jorge, dos cursos de Comunicação da IES. Eles são produtores do documentário “Cinema e Memória: A imagem no combate ao choque traumático na comunidade de Branquinha (AL)”, onde retrata a situação pós-traumática das vítimas das enchentes do ano passado, na cidade de Branquinha, em Alagoas.

Outro projeto da área da saúde também foi selecionado para participar do evento. O professor Jair Faé, dos cursos de Biomedicina e Farmácia do CESMAC, participa com o trabalho “Prevenção à intoxicações por substâncias químicas e monitoramento biológico em agentes de endemias”.