Seagri produz 15 mil quilos de sementes de sorgo forrageiro

01/11/2011 20:15 - Negócios
Por Redação

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) já possui 15 mil quilos de sementes de sorgo forrageiro para distribuir aos agricultores familiares a partir de março de 2012. O material foi produzido no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, a partir do sorgo SF-15.

Esta variedade foi obtida pela Diretoria de Pesquisa da Seagri (Dipap) em parceria com o Instituo Agronômico de Pernambuco (IPA) e já foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Com essa produção, a Seagri caminha para a auto-suficiência. Assim, não vamos precisar comprar sementes de sorgo dentro do Programa de Sementes e o governo fará economia de recursos”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

Segundo ele, as sementes de sorgo serão distribuídas aos agricultores familiares na mesma época de distribuição das sementes de milho, feijão, arroz e algodão, que o governo repassa todos os anos às associações e prefeituras.

“O SF-15 é uma variedade adaptada ao Sertão, às condições naturais de solo, clima, pluviosidade, e tem uma produtividade em torno de 50 toneladas de massa verde por hectare”, explicou o engenheiro agrônomo João Petrúcio de Araújo, que conduziu o plantio e a colheita no Parque Mair Amaral.

A massa verde, formada pela palha do sorgo, é utilizada para produção de silagem e serve de alimento para o gado de leite durante o verão, quando as pastagens são escassas. “Todos os criadores de gado de leite já têm por hábito preparar a silagem, mas geralmente fazem com milho. Alguns já fazem com o sorgo, mas a partir de agora serão incentivados ainda mais”, lembrou o engenheiro agrônomo.

Características

“O sorgo SF-15 é um cultivar avaliado e recomendado, tendo como principal finalidade a produção de silagem para as bacias leiteiras de Alagoas e Pernambuco e demais regiões similares do Nordeste brasileiro”, explicou o engenheiro agrônomo Fernando Gomes, pesquisador da Seagri.

“Um hectare de sorgo produz entre 50 e 80 toneladas de massa verde, enquanto um hectare de milho produz em torno de 18 toneladas por hectare. O sorgo consome apenas 50% da água consumida pelo milho, dessa forma, tem mais resistência aos períodos de estiagem”, avaliou o engenheiro agrônomo Teodorico Araújo, diretor de Pesquisa da Seagri. “O sorgo também é mais resistente a pragas do que o milho”, completou.

Para repassar informações sobre as características do sorgo SF-15 aos agricultores da região, a Seagri já realizou Dias de Campo no Parque de Exposições Mair Amaral e também na Estação Experimental de Pesquisa, em Santana do Ipanema.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..