O Brasil contará com dois representantes na final da plataforma de 10m individual. Neste sábado, no Centro Aquático Scotiabank, Hugo Parisi e Rui Marinho participaram das eliminatórias da prova e seguem na briga por medalhas no Pan de Guadalajara. Com 430.50 pontos, Hugo avançou em quinto lugar, enquanto seu companheiro de seleção passou em 10° (358.45).

Com somente 12 inscritos - número de finalistas em campeonatos internacionais -, a fase classificatória serviu apenas para estabelecer a ordem dos saltadores. Assim, o mexicano Rommel Pacheco, que sobrou na turma e passou em primeiro (519,8) será o último a saltar. Mas como o venezuelano Robert Paez não apareceu no desfile de abertura, no qual todos os atletas da prova são apresentados, acabo sendo desclassificado.

- Minha pontuação foi maior do que no Mundial da China, mas pequei nos dois primeiros saltos e demorei a entrar na prova. Ainda bem que era fase eliminatória e agora é aquecer bem à noite para não bobear novamente. É difícil falar em medalhas, pois os adversários são muito bons e vai vencer quem estiver melhor psicologicamente. Eu estou, mas meus adversários também podem estar e competição é competição, tudo pode acontecer - disse Hugo Parisi.