Renan Filho debate com a UNE a meia-entrada para estudantes na Copa

27/10/2011 12:49 - Geral
Por Redação
Image

Brasilia, - O deputado Renan Filho (PMDB/AL) presidiu nesta quinta (27) a 5ª reunião da comissão especial que está analisando a Lei Geral da Copa. A audiência pública contou com a participação de Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) para debater o tema da meia-entrada para estudantes durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014.

Daniel defendeu o estímulo a práticas desportivas nas universidades e o acesso à cidadania e a bens culturais para os jovens. “A Copa está permeada por interesses comerciais, muitos deles legítimos, mas que devem estar subordinados aos interesses do desenvolvimento do país”, enfatizou o representante da UNE. Em relação à meia-entrada na Copa do Mundo, Daniel afirmou que esta é uma questão inegociável para a União Nacional dos Estudantes. Ele ainda acrescentou que esta questão tangencia o debate sobre a soberania nacional, já que a FIFA não poderia sequer cogitar deixar de respeitas nossas leis.

Renan Filho mostrou-se favorável à posição da UNE, afirmando que é impreterível que a legislação brasileira seja defendida na comissão especial da Lei Geral da Copa. O anúncio da FIFA de que manterá a meia-entrada aos idosos, por se tratar de uma lei federal, ampliou a discussão sobre o direito dos estudantes ao mesmo desconto, este regulado por leis estaduais. “Não devemos permitir diferenças no tratamento entre as leis estaduais e as leis federais. O Brasil é uma República Federativa, todas nossas leis devem ser igualmente respeitadas”, sustentou o deputado. O representante dos estudantes afirmou que “a UNE sente a opinião dos estudantes sendo respeitada e valorizada nesta comissão”.

Também foram convidados para participar da audiência representantes do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) e do Conselho Nacional dos Idosos, que não puderam comparecer devido a outros compromissos. A próxima reunião está marcada para o dia 1º de novembro, quando serão convidados representantes do Conselho de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), entre outros.

Siga-me>Twitter>@Bsoutomaior
 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..