A Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2011) abriu espaço, para um dos momentos mais aguardados do evento: o julgamento de animais. Na pista de julgamentos do Parque da Pecuária, em Maceió, diversas raças foram expostas para passar pelo crivo dos jurados que ficaram de olhos atentos em todos os detalhes de cada raça.
Até o final da exposição serão 225 bovinos da raça Nelore, 77 da Gir, 68 Guzerá, 15 Tabapuã, 15 Nelore Mocho e 40 Girolando que vão ser analisados. Já entre os ovinos, cem da raça Dorper e 56 da Santa Inês são esperados na pista. Além dos cem equinos da raça Mangalarga e 76 Campolina. No julgamento, os animais recebem pontos que são computados no ranking nacional que aponta os melhores de cada raça.
No julgamento de animais, os especialistas avaliaram o fenótipo de cada espécie. No caso dos bovinos da raça Nelore, os juízes verificaram o tamanho da carcaça, o perímetro escrotal, o tamanho da boca, o peso em relação à idade, entre outros requisitos.
A organizadora da pista de julgamento, Antonella Siqueira, explica que um dos pontos mais importantes a ser analisado pelos avaliadores é o aprumo do animal, ou seja, como ele se porta em pé, tanto parado como em movimento. Segundo ela, isso pode significar a capacidade do animal buscar seu próprio alimento e encontrar uma fêmea.
Já as fêmeas, ainda conforme a organizadora, têm que apresentar características marcantes de seu gênero. “Dessa forma, ela será uma boa reprodutora, vai amamentar melhor seus filhotes e, sem dúvida, teremos animais mais robustos que crescerão de modo mais acelerado”, detalhou.
Os julgamentos terão continuidade até o próximo sábado dentro da programação da Expoagro. Nesta quinta-feira (27), serão julgados cavalos da raça Mangalarga Marchador, bovinos da raça Nelore e ovinos da Santa Inês. Na sexta-feira (28), entram na pista ovinos da raça Dorper.