O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou nesta sexta-feira, 21, a realização de concurso público para pedagogos e professores da rede municipal de ensino. São 152 vagas oara contratação imediata de pedagogos e formação de cadastro de reserva para professores de licenciatura, que, com a aposentadoria de docentes mais antigos, pode abrir 289 vagas em 2012.
O edital será lançado também hoje. As inscrições pela internet – www.funcab.org e ww.aracaju.se.gov.br - começam já na segunda-feira, 24, e vão até o dia 20 de novembro. As provas objetivas ocorrem no dia 11 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.
A seleção ocorre em duas etapas. A primeira é a prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, que tem caráter classificatório e eliminatório; a segunda é uma prova de títulos, de caráter unicamente classificatório. A inscrição custa R$ 29,90. O processo é organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – Funcab.
CONVOCAÇÃO
Edvaldo Nogueira lembrou que o último concurso, realizado em 2007, e já prorrogado, vence em março de 2012. Até lá, os aprovados continuarão sendo convocados à medida que professores mais antigos se aposentem. Segundo o prefeito, o lançamento de um novo edital ocorre devido às eleições do próximo ano, respeitando a legislação eleitoral. "Se não houvesse esse concurso nós teríamos um ‘buraco’ no número de professores com a aposentadoria dos mais antigos. A nomeação dos já aprovados e desses novos será paulatina", garante o prefeito.
O secretário municipal de Educação Antônio Bittencourt ressalta que, embora o concurso preveja a contratação imediata de 152 pedagogos, esse número deve crescer com a aposentadoria de outros servidores, o que pode gerar ainda em 2012 mais 150 vagas, além da previsão de aposentadoria dos 289 professores de licenciatura.
"Essa é uma grande oportunidade para os jovens que se formam nessa área, em um número expressivo, e que sonham em construir uma carreira no serviço público. É a chance de construir uma carreira pública sólida, consistente, com possibilidade e espaço para o crescimento", destaca Bittencourt.