Durante quatro finais de semana mais de 2.400 servidores públicos de Alagoas estarão juntos, disputando as modalidades esportivas da IV edição dos Jogos dos Servidores que faz parte do Programa de Valorização do Servidor, lançado em 2008 pelo Governo de Teotonio Vilela Filho, por meio da Secretaria da Gestão Pública (Segesp).
Equipes masculinas e femininas vão a campo para os jogos de futebol de salão, handebol, basquete e futebol de campo (este só tem atletas homens). Tem também os jogos de salão como dama, gamão, xadrez e dominó. A abertura do evento foi realizada na sexta-feira (14), no Ginásio de Esportes do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). O término das disputas está previsto para a primeira quinzena de novembro.
O futebol de salão terá 84 jogos, com 28 equipes e a participação de seiscentos servidores-atletas. O futebol de salão terá 76 jogos, com 34 equipes inscritas e 680 atletas, as disputas acontecem no Cepa. O handebol e o basquete têm 18 equipes e 360 atletas. Todos os jogos acontecem nos finais de semana; sexta-feira a partir das 16h e no sábado e domingo, durante todo o dia. As modalidades de salão acontecem na Federação Alagoana de Xadrez, em Jaraguá, também nos finais de semana.
Os Jogos dos Servidores estão dentro das ações propostas pelo Programa de Valorização do Servidor, criado em 2008. “É uma ocasião de proporcionar interação, lazer e diversão, onde os servidores se aproximam, vibram, celebram”, destacou o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, lembrando à expressiva participação no evento com representantes de 34 órgãos e secretarias inscritos.
“Realmente os Jogos dos Servidores é uma oportunidade anual de integrar. As pessoas se solidarizam se conhecem se ajudam mutuamente, desenvolvem bem o espírito de equipe. Os atletas levam a família e torcidas organizadas, todo isso é muito gratificante”, resumiu a Diretoria de Políticas e Programas de Desenvolvimento de Pessoas, Síria Libânia Agustinho.
No primeiro ano dos jogos só houve duas modalidades esportivas: futebol de campo e de salão. No segundo ano, em 2009, o destaque foi para o bom desempenho das equipes femininas, e no terceiro ano, em 2010, mais de dois mil inscritos disputaram os jogos, dobrando o número de participantes em relação às duas primeiras edições.
Na abertura da IV Edição dos Jogos, após a apresentação da banda de música da Polícia Militar, os atletas desfilaram. O servidor da Secretária da Sapude (Sesau), Érlon Barros, conduziu a tocha e acendeu a pira olímpica. Renato Lobo, da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), leu o Juramento do Atleta, acompanhado pelos outros servidores-atletas participantes. A solenidade foi encerrada com a apresentação dos meninos e meninas do circo da Vila Emater, ginástica rítmica do Sesi, e da banda fanfarra da Escola Estadual Aurelina de Melo