Os agricultores familiares da região Agreste interessados em conhecer o rendimento do milho a partir de variedades comercializadas por empresas da região devem participar de um Dia de Campo, nesta sexta-feira (21), na Fazenda Uruçu, zona rural de Craíbas.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Agreste, a Mineradora Vale Verde e as empresas do setor agropecuário.
De acordo com o engenheiro agrônomo Rui Palmeira, gerente regional da Seagri, os módulos foram cultivados com variedades de milho e milho híbrido comercializados por empresas da região. “O agricultor vai poder conferir o resultado e o desenvolvimento de cada tipo de milho, conforme as condições de clima, solo e insumos utilizados”, destacou.
Segundo ele, cerca de 200 agricultores devem participar da atividade, prevista para começar às 9h. “Estão sendo mobilizados produtores de Arapiraca, Craíbas, Igací e também de Santana do Ipanema”, completou. A atividade do Dia de Campo com foco na cultura do milho já foi realizada outras vezes por iniciativa da Seagri.
Além de Arapiraca, já foi realizado Dia de Campo do Milho em Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. “Essa é uma das formas de interação entre a assistência técnica e os produtores. É nessa atividade que o extensionista explica, na prática, como a tecnologia é aplicada, como o insumo é aplicado e qual o resultado do trabalho. Por isso, apoiamos e realizamos Dias de Campo sobre diversas culturas, de acordo com a vocação de cada região”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.
“A cultura do milho pode ser uma alternativa para melhoria da renda dos agricultores familiares, desde que eles utilizem as técnicas corretas, invistam em tecnologia e calculem o custo de produção e a receita”, emendou Dantas.









