Os Estados Unidos conquistaram neste sábado a medalha de ouro no mountain bike cross-country, primeira prova dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Favorita, Heather Irmiger, número 24 do ranking da União Ciclística Internacional, completou a prova à frente da mexicana Laura Morfin, medalha de prata.
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara
O terceiro lugar ficou com a canadense Amanda Sin, que fez duelo direto com a compatriota Mikaela Kofman. A brasileira Erika Gramiscelli, única representante do País na prova, não foi bem. Doente e com problemas na bicicleta, foi a 12ª colocada, última das que completaram. Ao todo, 13 ciclistas largaram.
A prova deste sábado, além de distribuir as primeiras medalhas do Pan de Guadalajara, ainda reuniu diferentes gerações de ciclistas de montanha. Aos 20 anos, a salvadorenha Jennifer Portillo competiu com a chilena Elisa Maria García, 43 anos.
A largada, às 9h (horário local, 11h de Brasília), foi realizada com vento, frio, sol e música: nas caixas de som, o sucesso Vertigo, da banda U2, deu o primeiro empurrão às 13 ciclistas inscritas. No circuito de 6,2 km, a americana Heather Irmiger mostrou ser favorita desde o início, liderando a primeira das quatro voltas em 22min37s.
Na primeira parcial, o público fez festa para a mexicana Laura Morfin, que assumiu a segunda posição ao completar a volta a 51s de Irmiger. A canadense Amanda Sin era a terceira colocada, enquanto a brasileira Erika Gramiscelli era apenas a 12ª colocada dentre as 13 ciclistas - Jennifer Portillo fechava o pelotão.
As líderes se mantiveram na segunda volta, com Irmiger em primeiro lugar e Morfin em segundo. No terceiro lugar, a canadense Sin perdeu espaço para a compatriota Mikaela Kofman. Erika seguia em 12ºlugar, marcando 52min13s, mas agora na lanterna - a caçula Portillo abandonara a prova antes de completar 12,4 km.
Na terceira volta, Irmiger seguiu à frente com o tempo de 1h09min55, com Morfin a 1min22s. Desta vez, Amanda Sin retomou o terceiro lugar. Na volta final, as três líderes apenas mantiveram suas posições, e Irmiger completou o percurso em 1h09min55s. Mesmo distante do pelotão da frente, Erika foi muito aplaudida ao cruzar a linha de chegada