Apesar de ter passado mal na sexta-feira, Cesar Cielo está totalmente apto para estrear nos Jogos Pan-Americanos neste domingo. Segundo o diretor médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Marcus Bernhoeft, o fato de o nadador ter sido examinado em um hospital não passou de um susto: "foi uma angústia que ele teve", definiu.

Cielo teve um mal-estar na noite de sexta na Vila Pan-Americana e precisou ser levado a um hospital para fazer exames. O médico confirmou que o atleta teve ânsia de vômito e náusea e acredita que o motivo tenha sido a altitude de Guadalajara, localizada a cerca de 1.600 m do nível do mar.

"Ele está bem, não tem problema medico nenhum. Foi apenas uma dúvida, uma angústia que ele teve, e por ser um atleta olímpico levamos no hospital para tirar essa dúvida", explicou Bernhoeft.

Ainda de acordo com o médico, Cielo inclusive deve ir ao Centro Aquático de Scotiabank, palco das competições de natação do Pan, ainda neste sábado para treinar. Ele tem estreia marcada no evento para as 12h20 (de Brasília) deste domingo, quando cai na piscina pela terceira série da primeira eliminatória dos 100 m livre. Nessa mesma prova, o brasileiro ganhou a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim 2008 e a de ouro no Campeonato Mundial de 2009. Ele é ainda campeão olímpico e bi mundial dos 50 m livre.