A pesquisa International Business Report (IBR) 2011 da Grant Thornton, mostra que, no terceiro trimestre de 2011, 42% dos empresários brasileiros esperam aumentar os preços de vendas nos próximos doze meses, o que representa um aumento de 13 pontos porcentuais comparado aos resultados do mesmo período ano passado.
Entre as variáveis econômicas analisadas pela pesquisa, essa foi a que apresentou maior elevação em um ano. O porcentual esteve bem acima da média global de 27%. Na mesma linha, os empresários argentinos são os que mais aumentariam os preços de vendas (78%), um aumento de 26 pontos porcentuais, seguidos pela Índia (64%), Bósnia (61%) e Turquia (60%).
No Brasil, além disso, 78% dos empresários esperam aumentar as receitas este ano e 66% acreditam na melhora da lucratividade das empresas. As expectativas com relação às exportações também aumentaram. No terceiro trimestre, 14% dos empresários brasileiros disseram esperar uma melhora nas exportações, sete pontos a mais do registrado em 2010. Ainda sim, o dado é bem inferior a média global de 21%.
Os Estados Unidos também esperam melhora nas receitas (53%), 15 pontos porcentuais a mais ao registrado em 2010 e 45% acreditam na melhora dos lucros, uma elevação de 9 pontos porcentuais em relação ao ano passado.
A pesquisa é feita com 11 mil empresas em 39 países.